www.jn.ptjn.pt - 25 jan. 00:00

Cristãos unem-se contra a xenofobia

Cristãos unem-se contra a xenofobia

Os católicos costumam mobilizar-se em questões como o aborto e a eutanásia: é bom que isso não seja só um costume, que os católicos estejam conscientemente do lado da vida. Mas devem também mobilizar-se e erguer a sua voz para defender ou condenar muitas outras opções políticas e sociais.

São muitas as questões para as quais a Igreja Católica tem chamado a atenção e para as quais o Papa Francisco tem apontado no seu magistério. São os casos da opção preferencial pelos mais pobres, das questões ambientais ou dos sistemas políticos e económicos injustos, que não protegem os mais fracos, que discriminam e que segregam.

Sendo a vida um direito inegociável que mobiliza os católicos contra o aborto e a eutanásia, também os deveria mobilizar na luta contra a pena de morte, que também é um atentado à vida. Ou a prisão perpétua, que acaba por ser uma sentença de morte encapotada, o que levou o Papa a mandar retirar a sua admissibilidade do Catecismo da Igreja Católica. O mesmo se diga de uma "economia que mata", como Francisco tem tido a coragem de denunciar.

Felizmente, ainda que menos, há cristãos que se unem para denunciar determinadas propostas políticas que são contrárias aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Cristãos de diferentes igrejas cristãs que a história separou, uniram-se, em Portugal, nas vésperas das eleições presidenciais, para "exprimir uma forte oposição a qualquer projeto político assente em princípios xenófobos, racistas, homofóbicos, autoritários e de ataque aos pobres". Os 140 signatários do manifesto divulgado pelo sítio de informação religiosa "Sete Margens" consideram "particularmente grave a instrumentalização" de algo tão precioso como a fé, colocando-a "ao serviço de projetos políticos claramente contrários ao Evangelho, a reboque de discursos providencialistas".

À hora em que escrevo ainda não são conhecidos os resultados das eleições. Não se pode, por isso, avaliar o sucesso desta iniciativa. Mas pode-se realçar, à partida, a unidade entre os cristãos e a atenção que demonstram às questões que não deverão deixar indiferente nenhum seguidor de Jesus Cristo.

Padre

PUB
NewsItem [
pubDate=2021-01-25 01:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/fernando-calado-rodrigues/cristaos-unem-se-contra-a-xenofobia-13271143.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=283
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_1801770612_cristaos-unem-se-contra-a-xenofobia
, topics=[opinião, fernando calado rodrigues, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]