visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 25 jan. 19:10

Exame Informática | Huawei pode alienar marcas de smartphone P e Mate

Exame Informática | Huawei pode alienar marcas de smartphone P e Mate

Fabricante chinesa desmente categoricamente a intenção de alienar duas linhas de smartphones, mas fez o mesmo antes de confirmar a separação da marca Honor

A Huawei está em negociações com um consórcio de empresas de investimento apoiado pelo governo de Xangai para vender as linhas de smartphones premium P e Mate, como forma de contornar os bloqueios a que está sujeita vindos dos EUA. A informação é avançada pela Reuters, mas ainda sob a forma de rumores. A Huawei já reagiu dizendo que “não há qualquer mérito nestes rumores. Não temos tal plano”. Na altura em que surgiram os primeiros rumores sobre a alienação da Honor, a empresa reagiu de igual forma, pelo que poderá haver novamente algum fundo de verdade, lembra o Engadget.

O objetivo da alienação é contornar a proibição que os EUA impuseram aos fabricantes de fazer negócio com a Huawei. O Mate 40, por exemplo, é o último modelo a receber processadores Kirin de topo porque a TSMC não vai fabricar mais chips para a Huawei. A Samsung também segue igual caminho, revelando que não fabrica mais processadores para os telefones da Huawei.

A ARM, por sua vez, confirmou que vai continuar a trabalhar com a Huawei e há rumores de que se está a tentar manufaturar processadores Kirin usando os desenhos ARM. Caso esta iniciativa tenha sucesso, a venda das linhas P e Mate pode não se concretizar.

Ainda não se conhecem os montantes envolvidos neste potencial negócio, mas a Huawei liderou o top de vendas no verão, com 55,1 milhões de equipamentos e as vendas dos telefones P e Mate chegaram aos 39,7 mil milhões entre o terceiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020.

NewsItem [
pubDate=2021-01-25 20:10:37.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-01-25-huawei-pode-alienar-marcas-de-smartphone-p-e-mate/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=258
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_25_1042885573_exame-informatica-huawei-pode-alienar-marcas-de-smartphone-p-e-mate
, topics=[eua, p, huawei, tecnologia, china, mate, smartphones, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]