www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 15 jan 00:30

Estudante da Guiné recebe Prémio Valor IPCA/Santander Universidades

Estudante da Guiné recebe Prémio Valor IPCA/Santander Universidades

Ventura Tampa criou um programa para ajudar estudantes estrangeiros a entrarem e ficarem em Portugal para estudar e com isso já auxiliou 60 pessoas.

Ventura Tampa, estudante guineense do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), foi o distinguido com o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades de 2020, que corresponde a um valor pecuniário de 1.700 euros. A escolha do júri, de entre 12 candidatos, foi feita em dezembro, mas a entrega do prémio ocorreu esta segunda-feira, 11 de janeiro.

A ideia é simples: distinguir estudantes que, pelas suas ações e comportamentos, demonstrem valor ético, solidário e altruísta, com benefícios diretos para as pessoas e sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento das suas competências pessoais. E foi isso que Ventura Tampa fez.

Em 2018, criou o Programa de Integração para Estudantes Internacionais para ajudar os que vêm de fora e, tal como ele, enfrentam obstáculos para conseguirem chegar a e ficar em Portugal a estudar. Isto porque, em 2016, Ventura Tampa foi admitido no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IPCA, mas passou esse e os dois anos seguintes a tentar obter vistos e envolvido noutras burocracias.

Como explicou num artigo divulgado pelo próprio IPCA, o seu programa assenta em quatro pilares fundamentais: apoio na candidatura, na obtenção de visto; na receção e acolhimento dos estudantes e integração académica e cultural. O programa já ajudou 60 estudantes e estende-se a todos os estudantes internacionais, não apenas aos seus colegas guineenses.

O júri do prémio considerou que, com esta iniciativa, Ventura Tampa demonstrou uma atitude altruísta, humana e solidária para com os estudantes internacionais.

Desde 2017 que o IPCA, em parceria com o Santander Universidades, vem atribuindo este prémio, pelo que esta é já a sua 4ª edição. No seu ano inaugural, o vencedor foi Pedro Magalhães, pela sua dedicação e auxílio a um aluno do IPCA com paralisia cerebral, que assim consgeuiu terminar o curso de Engenharia e Sistemas Informáticos com sucesso.

NewsItem [
pubDate=2021-01-15 00:30:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/especial/campus-santander-universidades/estudante-da-guine-recebe-premio-valor-ipcasantander-universidades-13231870.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=297
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_15_832311891_estudante-da-guine-recebe-premio-valor-ipca-santander-universidades
, topics=[campus santander universidades, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]