visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 14 jan 19:37

Exame Informática | Portuguesa ITSector comprada pelo Grupo ALTEN

Exame Informática | Portuguesa ITSector comprada pelo Grupo ALTEN

O grupo líder mundial passa a ser o acionista único da empresa tecnológica nacional e toda a equipa executiva se mantém em funções, liderada pelo CEO Renato Oliveira

A ITSector é a empresa de desenvolvimento de software especializada na transformação digital sedeada em Portugal que foi comprada pelo Grupo ALTEN no mês passado. A aquisição, considerada estratégica, foi hoje anunciada publicamente e é uma forma de reforçar a presença do Grupo no domínio das Tecnologias de Informação. Para a empresa portuguesa, esta é uma oportunidade para expansão do negócio e fomento de conhecimento dos mercados onde a ALTEN opera.

Os responsáveis executivos da ITSector mantêm-se em funções e garantem a continuidade também de todos os colaboradores. O comunicado de imprensa relembra que no ano passado foram feitas mais de cem contratações e salienta que os principais processos da empresa também se irão manter. Prova disso é que a mudança de instalações para o Porto Office Park, planeada já desde o ano passado, irá acontecer na mesma, durante as próximas semanas. A aquisição irá ajudar também a captar talento em diversas geografias onde o Grupo ALTEN opera, promovendo a rotação e multiculturalidade.

A ITSector explica que analisou os modelos go-to-market que se têm afirmado na prestação de serviços com base em competências e considera que a ALTEN representa um parceiro forte e com escala na Europa e demais continentes. O objetivo passa agora por reforçar a sustentabilidade do modelo de crescimento acelerado que tem caracterizado a tecnológica nacional nos últimos anos. No primeiro semestre de 2020, a ITSector apresentou uma faturação de 13 milhões de euros, mais 25% do que no período homólogo. Em 2020, a empresa conseguiu dar uma boa resposta em contexto de pandemia, continuando a angariar clientes em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o Canadá.

Renato Oliveira, o CEO que se mantém em funções, destaca que “a ITSector prevê, gradualmente, criar e desenvolver uma articulação virtuosa com o Grupo ALTEN nas suas 30 geografias distintas, reforçando as capacidades domésticas em Portugal através dos seis centros de desenvolvimento. Antecipamos uma evolução natural da ITSector para um verdadeiro centro de competências europeu, servindo clientes internacionais nos diferentes continentes, capacidade aliás já demonstrada nos últimos anos (…)”.

NewsItem [
pubDate=2021-01-14 19:37:47.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-01-14-portuguesa-itsector-comprada-pelo-grupo-alten/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=337
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_944322416_exame-informatica-portuguesa-itsector-comprada-pelo-grupo-alten
, topics=[compra, tecnologia, itsector, tecnológica, aquisição, alten, it, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]