tek.sapo.pttek.sapo.pt - 14 jan 17:55

Administração Trump desistiu de colocar na “lista negra” a gigante chinesa Alibaba

Administração Trump desistiu de colocar na “lista negra” a gigante chinesa Alibaba

Para além da Alibaba, também o motor de busca Baidu e o portal de serviços de internet da China Tencent deixam de fazer parte dos planos. Ainda assim, durante ...

A criação de uma lista negra da administração de Trump foi uma das decisões que marcou a presidência do magnata, cujo processo de destituição foi aprovado esta quarta-feira pela Câmara dos Representantes. Agora, de acordo com novas fontes, a administração descartou os planos de integrar nessa lista as gigantes tecnológicas chinesas Alibaba, Tencent e Baidu.

A notícia é avançada pela Reuters, que cita quatro fontes anónimas. Mas, ainda assim, e de acordo com a agência noticiosa, Washington planeia integrar nessa lista outras nove empresas chinesas na lista.

A Alibaba, Tencent e Baidu estavam numa pequena lista de empresas a serem adicionadas à lista negra dos Estados Unidos. Mas o secretário do Tesouro Steven Mnuchin recuou, "congelando" os planos. Até ao momento as empresas, bem como o departamento, ainda não responderam a um pedido de comentário da Reuters.

Certo é que no final de 2020 o regulador de mercado chinês abriu uma investigação à Alibaba devido a alegadas práticas anticoncorrenciais na plataforma de compras online. Neste caso, em causa está uma estratégia de uma das maiores empresas de e-commerce do mundo inteiro em relação aos comerciantes que os obrigava a venderem exclusivamente na plataforma da Alibaba.

Em dezembro de 2020, a DJI foi uma das grandes empresas a serem adicionadas à “lista negra” dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, a DJI foi colocada na lista por ser cúmplice “de abusos dos direitos humanos em larga escala na China” através de técnicas de “vigilância de alta tecnologia”.

NewsItem [
pubDate=2021-01-14 17:55:38.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/administracao-de-trump-desiste-de-colocar-na-lista-negra-gigante-chinesa-alibaba
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=251
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_721951379_administracao-trump-desistiu-de-colocar-na-lista-negra-a-gigante-chinesa-alibaba
, topics=[alibaba, tecnologia, lista negra, donald trump]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]