www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 14 jan 18:23

Governo lança subsídio para os profissionais da cultura

Governo lança subsídio para os profissionais da cultura

Uma espécie de subsídio de 438 euros que os profissionais do setor da cultura terão.

Os profissionais da cultura vão ter um apoio de 438 euros (1 IAS) que será universal e atribuível a todos os trabalhadores com CAE ou código de IRS neste setor.

"Temos bem consciência que um novo confinamento e paragem tem um impacto particularmente forte nos artistas, nos autores e técnicos deste setor, e que tem como objetivo atenuar ou mitigar os impactos que esta nova paragem tem no setor", realçou Graça Fonseca, ministra da Cultura, que é "cumulável com outros apoios", nomeadamente do âmbito da segurança social.

Graça Fonseca quantificou em 18 mil os sujeitos passivos que poderão beneficiar com este subsídio. "Ao longo da fase de 2020, com estes CAE foram apoiados 12 mil trabalhadores entre apoios da segurança social e complementares". A ministra da Cultura garante que o objetivo é que o apoio abranja todos os trabalhadores, e que "ninguém fique excluído do apoio. Ninguém fique para trás".

Pedro Siza Vieira lembrou que este subsídio é cumulativo com os apoios para trabalhadores independentes e informais. E acrescentou: é pago uma única vez, "o mais rapidamente possível".


Esta é uma das medidas que a ministra da Cultura, ao lado de Siza Vieira, anunciou para apoiar a cultura. Houve também apoios para as várias artes.

NewsItem [
pubDate=2021-01-14 18:23:02.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/economia/cultura/detalhe/governo-lanca-subsidio-para-os-profissionais-da-cultura
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=201
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_480654726_governo-lanca-subsidio-para-os-profissionais-da-cultura
, topics=[cultura]
, sections=[economia, vida]
, score=0.000000]