www.publico.ptpublico.pt - 14 jan 17:52

ReportEU: futuros jornalistas vão trabalhar em seis reportagens sobre a Europa

ReportEU: futuros jornalistas vão trabalhar em seis reportagens sobre a Europa

Dezoito jovens portugueses aspirantes a jornalistas vão trabalhar em seis reportagens sobre a União Europeia. São as propostas escolhidas pelo ReportEU, um projecto da Representação da Comissão Europeia em Portugal para “fomentar o debate e acção pa

Casas amigas do ambiente, a ascensão da extrema-direita europeia, a saúde mental e o longo caminho até à acessibilidade são alguns dos temas escolhidos para a primeira edição do ReportEU, que também vai incluir trabalhos de jovens estudantes de jornalismo sobre os 35 anos de Portugal na União Europeia (UE) e uma reportagem multimédia sobre as diferentes percepções do que é pertencer a um dos Estados-membros.

A iniciativa é promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal que assim pretende “fomentar o debate e acção para um aumento da literacia mediática” em temas europeus.​ Arranca com seis trabalhos, escolhidos entre 23 candidaturas de estudantes de várias licenciaturas e mestrados em comunicação social no país. 

Até Abril de 2021, 18 estudantes e seis professores-coordenadores de cinco entidades de ensino superior (de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal) vão trabalhar nas diferentes reportagens sobre temas europeus, com a mentoria de jornalistas. No final, serão escolhidos três trabalhos, que deverão ser publicados nos media parceiros do projecto: PÚBLICO, Renascença e TVI. 

Foto Na primeira edição do ReportEu, foram escolhidas seis reportagens. Unsplash

Os critérios de avaliação incluem a originalidade do ângulo e o formato, a actualidade dos conteúdos, a qualidade da execução e a diversidade das questões abordadas, que deverão incluir pelo menos três Estados-membros da UE. 

O objectivo é que a experiência prática durante o percurso formativo permita aos estudantes “treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos”, escreve a organização, em comunicado enviado ao P3. 

​As 17 candidaturas que não foram seleccionadas serão convidadas a desenvolver as reportagens com o apoio dos Repórteres em Construção (REC), parceiro do projecto. 

NewsItem [
pubDate=2021-01-14 17:52:59.0
, url=https://www.publico.pt/2021/01/14/p3/noticia/reporteu-futuros-jornalistas-vao-trabalhar-seis-reportagens-europa-1946328
, host=www.publico.pt
, wordCount=284
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_468927133_reporteu-futuros-jornalistas-vao-trabalhar-em-seis-reportagens-sobre-a-europa
, topics=[europa]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]