www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 14 jan 20:16

Comissão quer reduzir em 55% mortes prematuras causadas por poluição atmosférica

Comissão quer reduzir em 55% mortes prematuras causadas por poluição atmosférica

A Comissão publicou seu segundo relatório sobre o Programa Ar Limpo, que apresenta as perspetivas de redução da poluição atmosférica na União Europeia até 2030 e anos seguintes.

De acordo com o relatório, o número de mortes prematuras causadas pela poluição atmosférica poderia ser reduzido em cerca de 55 % em 2030, em comparação com 2005, se os Estados-Membros aplicassem todas as medidas acordadas e anunciadas ao abrigo da legislação da UE em vigor em matéria de poluição atmosférica. O relatório salienta igualmente que é possível fazer mais, uma vez que ainda existem muitas medidas de redução da poluição atmosférica, cujos benefícios seriam superiores aos custos, se devidamente implementadas. O relatório mostra que, com a plena aplicação de toda a legislação em vigor, a maioria dos Estados-Membros estaria no bom caminho para cumprir os compromissos de redução para 2030 relativos a quatro dos cinco poluentes atmosféricos regulamentados ao abrigo da Diretiva relativa aos compromissos nacionais de redução das emissões.
As medidas adicionais para um ar limpo anunciadas nos programas nacionais de controlo da poluição atmosférica acelerariam ainda mais as melhorias previstas. No entanto, estas medidas não seriam suficientes para reduzir as emissões de amoníaco (que, em 90 %, provêm do setor agrícola) para os níveis máximos permitidos. Por último, o segundo relatório sobre o Programa Ar Limpo revela que as medidas examinadas no que se refere ao ar limpo trazem benefícios líquidos para a sociedade, com benefícios que ultrapassam sempre os respetivos custos e contribuem para impulsionar o PIB a longo prazo.
NewsItem [
pubDate=2021-01-14 20:16:30.0
, url=http://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/comissao-quer-reduzir-em-55-mortes-prematuras-causadas-por-poluicao-atmosferica
, host=www.vidaeconomica.pt
, wordCount=223
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_2132128066_comissao-quer-reduzir-em-55-mortes-prematuras-causadas-por-poluicao-atmosferica
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]