visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 14 jan 17:49

Visão | Grupo holandês expande fábrica de lítio no Brasil

Visão | Grupo holandês expande fábrica de lítio no Brasil

O grupo metalúrgico holandês AMG Advanced Metallurgical Group N.V. vai expandir a fábrica de concentrado de lítio em Volta Grande, no estado de Minas Gerais, no sudoeste do Brasil

A expansão será financiada por um pagamento antecipado do grupo industrial chinês Suzhou TA&A Ultra Clean Technology Co Ltd, que em troca receberá pelo menos 200 mil toneladas de concentrado de lítio nos próximos cinco anos.

Num comunicado enviado na quarta-feira à Bolsa de Valores de Shenzhen, no sul da China, a TA&A refere que o contrato prevê que a fábrica de Minas Gerais suba a produção entre 30 e 45 por cento.

O aumento deverá corresponder a mais 40 mil toneladas de concentrado de lítio por ano, avançou a AMG N.V., num comunicado.

A expansão reflete “o empenho continuado” da AMG Brasil S.A. “em investir e aumentar a sua presença” em Minas Gerais, diz no comunicado Fabiano Costa, presidente da subsidiária brasileira do grupo holandês.

A produtora de matéria-prima para baterias de lítio Yibin Tianyi Lithium Industry Co Ltd, subsidiária da TA&A, tem até ao final de março para fazer o pagamento antecipado.

A Yibin Tianyi inaugurou em dezembro passado, na província de Sichuan, no sudoeste da China, uma fábrica de hidróxido de lítio.

O concentrado de lítio pode ser convertido em hidróxido de lítio, um elemento essencial na produção de baterias de lítio para aparelhos eletrónicos e veículos elétricos.

VYQ // JH

NewsItem [
pubDate=2021-01-14 17:49:03.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-01-14-grupo-holandes-expande-fabrica-de-litio-no-brasil/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=197
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2021_01_14_1296599726_visao-grupo-holandes-expande-fabrica-de-litio-no-brasil
, topics=[china, carro eléctrico, minas, mundo, contrato, exportacao, brasil, metalurgico, holanda, comércio]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]