observador.ptobservador.pt - 24 nov. 00:57

Rei da Jordânia foi o primeiro líder árabe a contactar Biden após presidenciais nos EUA

Rei da Jordânia foi o primeiro líder árabe a contactar Biden após presidenciais nos EUA

O rei da Jordânia terá sido o primeiro líder árabe a contactar o presidente eleito dos EUA. Durante o telefonema com Biden, terá manifestado o seu des...

O rei Abdullah II da Jordânia telefonou esta segunda-feira ao Presidente eleito dos EUA Joe Biden para manifestar o seu desejo de trabalhar em conjunto e impulsionar os laços estratégicos bilaterais, sendo o primeiro líder árabe a tomar esta decisão.

“O monarca disse que esperava trabalhar com o Presidente eleito dos Estados Unidos para impulsionar os laços de associação estratégica entre a Jordânia e os EUA, e expandir as relações bilaterais em várias áreas”, indicou um comunicado da Casa Real.

Estes vínculos, indicou, devem reforçar-se “de tal forma que satisfaçam os interesses comuns e o impulso da segurança e a estabilidade no país e na região”.

Em simultâneo, sublinhou a necessidade de “coordenar os esforços bilaterais para enfrentar desafios comuns, incluindo a Covid-19”, acrescenta a nota.

O rei Abdullah II foi o primeiro chefe de Estado árabe a manter uma conversa telefónica com Biden desde a sua eleição em 3 de novembro, que continua a ser contestada pelo Presidente cessante Donald Trump.

Os Estados Unidos são o maior doador da Jordânia — confrontada atualmente com uma grave crise económica e social —, e em 2020 já concedeu ao reino hachemita cerca de 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), mantendo-se Amã um dos principais aliados dos EUA no Médio Oriente.

NewsItem [
pubDate=2020-11-24 01:57:31.0
, url=https://observador.pt/2020/11/24/rei-da-jordania-foi-o-primeiro-lider-arabe-a-contactar-biden-apos-presidenciais-nos-eua/
, host=observador.pt
, wordCount=208
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_24_1988321792_rei-da-jordania-foi-o-primeiro-lider-arabe-a-contactar-biden-apos-presidenciais-nos-eua
, topics=[jordânia, joe biden, relações internacionais]
, sections=[]
, score=0.000000]