www.publico.ptpublico.pt - 24 nov. 01:30

Biden escolhe Janet Yellen, a primeira mulher à frente da Reserva Federal, para secretária do Tesouro

Biden escolhe Janet Yellen, a primeira mulher à frente da Reserva Federal, para secretária do Tesouro

A economista vai tornar-se também a primeira mulher a liderar o Departamento do Tesouro norte-americano. Foi presidente do Conselho dos Consultores Económicos do Presidente democrata Bill Clinton entre 1997 e 1999 e presidente da Reserva Federal ent

O Presidente-eleito Joe Biden escolheu Janet Yellen, a antiga dirigente da Reserva Federal (Fed), para Secretária do Tesouro. A economista de 74 anos foi a primeira a mulher à frente da Reserva Federal e vai assim tornar-se também a primeira mulher a assumir a liderança do Tesouro norte-americano.

A nomeação foi avançada pelo jornal The Wall Street Journal e confirmada pela Associated Press (AP) junto de uma fonte anónima próxima do processo de escolha dos elementos da equipa de Biden.

O chefe de gabinete de Biden na Casa Branca, Ron Klain, tinha adiantado no domingo que Biden ia anunciar na terça-feira alguns dos seus nomeados para o Governo. O cargo de Secretário do Tesouro seria um dos primeiros a ser anunciado, visto que o democrata tinha afirmado na quinta-feira que já tinha feito a sua escolha e que esta iria agradar a “todos os elementos do Partido Democrata, dos progressistas aos moderados”.

A confirmar-se a escolha para liderar o Departamento do Tesouro – e caso seja confirmada pelo Senado – Janet Yellen consegue na sua carreira os três cargos económicos mais importantes do Governo norte-americano: foi presidente do Conselho dos Consultores Económicos do Presidente democrata Bill Clinton entre 1997 e 1999 e presidente da Reserva Federal entre 2014 e 2018. Antes disso, foi aí vice-presidente desde 2010.

Quando o seu mandato na Fed terminou, a economista afirmou que gostava de continuar no cargo, mas Donald Trump optou por não a renomear, ao contrário do que tinha acontecido com os três presidentes da Fed anteriores, que haviam sido reconduzidos por presidentes do partido oposto.

Yellen é casada com George Akerlof, premiado com o Nobel da Economia em 2001, e tem obras publicadas sobre o desemprego.

NewsItem [
pubDate=2020-11-24 02:30:36.0
, url=https://www.publico.pt/2020/11/24/mundo/noticia/biden-escolhe-janet-yellen-primeira-mulher-frente-reserva-federal-secretaria-tesouro-1940382
, host=www.publico.pt
, wordCount=281
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_24_1825925247_biden-escolhe-janet-yellen-a-primeira-mulher-a-frente-da-reserva-federal-para-secretaria-do-tesouro
, topics=[eleições eua 2020]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]