jornaleconomico.sapo.ptAna Pina - 23 nov 00:06

Sai Trump, entra Biden, o ‘fracking’ fica

Sai Trump, entra Biden, o ‘fracking’ fica

Trump representava o negacionismo da existência das alterações climáticas, Biden representa o reconhecimento destas, mas a negação da necessidade de tomar as medidas necessárias para as combater.

Joe Biden é o presidente eleito nas eleições de dia 3 nos Estados Unidos da América. Apesar da ofensiva nos tribunais por parte do Republicano Donald Regressando ao Acordo de Paris, os Estados Unidos voltam ao clube que cita as alterações climáticas como o desafio mais importante da humanidade, enquanto deixa tudo na mesma, via ao colapso. Clube este já povoado pelo conjunto de países da União Europeia, incluindo Portugal, que está pronto a expandir o terminal de gás de Sines para receber o gás de xisto exportado pelos Estados Unidos.

Os primeiros atos de Biden como presidente eleito traduzem esta direção de deixar tudo na mesma, como a nomeação de Cedric Richmond para uma posição central na sua administração. O agora ex-congressista com um historial está carregado de lealdade ao setor fóssil. No seu historial conta com o voto contra a imposição de limitações e regulamentações ao fracking, o recebimento de 341.000 dólares de empresas de petróleo e gás, a promoção da exportação de combustíveis fósseis e o apoio a infraestruturas para o transporte destes.

Biden, ao negar o fim do fracking, compromete uma transição energética nos Estados Unidos da América. Enquanto isso, perpetua o “business as usual” de barões dos combustíveis fósseis que continuam a ter os seus proveitos, mesmo quando as suas empresas são pouco mais do que esquemas pirâmide embelezados que comprometem um planeta habitável.

Renegar Trump não garantiu qualquer rumo via à transição energética. Apenas uma política que confronte os interesses fósseis instalados na economia americana permitirá evitar a catástrofe climática.

NewsItem [
pubDate=2020-11-23 00:06:07.0
, url=https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sai-trump-entra-biden-o-fracking-fica-667617
, host=jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_985660530_sai-trump-entra-biden-o-fracking-fica
, topics=[eua, acordo de paris, combustíveis fósseis, opinião, reserva federal, economia, joe biden, interesses instalados, sociedade aberta, fracking, alterações climáticas]
, sections=[opiniao, economia]
, score=0.000003]