expresso.ptexpresso.pt - 23 nov. 20:10

Netanyahu visitou a Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro e com Mike Pompeo. Riade nega

Netanyahu visitou a Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro e com Mike Pompeo. Riade nega

A viagem feita em segredo terá acontecido no domingo, noticia a imprensa israelita. O primeiro-ministro de Israel foi até à cidade de Neom, onde terá conversado com o príncipe herdeiro saudita e com o chefe da diplomacia norte-americana Mike Pompeo. A Arábia Saudita nega o encontro com a comitiva israelita e Pompeo só confirma que teve “conversas construtivas” com o principe

A notícia foi avançada pela imprensa israelita esta segunda-feira: Benjamin Netanyahu viajou em segredo, este domingo, à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman. Fontes oficiais do governo de Israel, citadas pela AFP, não confirmaram o encontro. Do lado saudita, o encontro foi negado.

O encontro terá acontecido na cidade de Neom, uma cidade portuária na zona norte da Arábia Saudita e próxima da Jordânia, Egito e Israel. Escreve a imprensa israelita que Netanyahu viajou até Neom no domingo. Fonte do partido do primeiro-ministro disse à CNN que “só o facto de uma informação como esta se ter tornado pública, mesmo que não seja totalmente oficial, tem uma grande importância”.

Com Netanyahu terá ainda viajado Yossi Cohen, chefe dos serviços secretos israelitas (Mossad). No domingo, foi registado nos radares um voo de um jacto privado - que é muitas vezes usado por membros do governo israelita - entre Israel e a Arábia Saudita, numa rota que a CNN descreve como “muito improvável” e em direção à cidade de Neom. A mesma aeronave fez o voo inverso algumas horas depois.

De acordo com as mesmas notícias, haveria mais uma pessoa na sala: Mike Pompeo. O chefe da diplomacia norte-americana encontra-se realmente numa viagem pelo Médio Oriente e no fim de semana estava prevista a passagem por Neom, onde esteve com o príncipe herdeiro saudita.

No Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Faisal bin Farhan, negou que tenha existido qualquer encontro com Netanyahu, garantido que apenas estavam presentes as delegações dos EUA e da Arábia Saudita.

Ver Twitter

Já Pompeu, que já passou por Israel durante a viagem que está a fazer pelo Médio Oriente e Europa, não fez qualquer comentário em relação ao possível encontro a três, sublinhando apenas as “conversas construtivas” com Mohammed bin Salman. “A nossa parceria económica e de segurança é forte e continuaremos a desenvolvê-la para conter a influência nociva do Irão na região”, acrescentou.

Israel anunciou nos últimos meses acordos para normalizar as suas relações com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, mas também com o Sudão, sob o patrocínio do Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump, um importante aliado de Netanyahu.

Autoridades norte-americanas e israelitas falaram de outros acordos futuros com países ��rabes. A Arábia Saudita também é frequentemente citada por analistas como um país que poderia normalizar as suas relações com Israel, assim como Omã, monarquia do Golfo que Netanyahu já visitou.

NewsItem [
pubDate=2020-11-23 21:10:57.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-11-23-Netanyahu-visitou-a-Arabia-Saudita-para-se-encontrar-com-o-principe-herdeiro-e-com-Mike-Pompeo.-Riade-nega
, host=expresso.pt
, wordCount=395
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_812230662_netanyahu-visitou-a-arabia-saudita-para-se-encontrar-com-o-principe-herdeiro-e-com-mike-pompeo-riade-nega
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]