www.jn.ptwww.jn.pt - 23 nov 00:00

Aprender a Utopia!

Aprender a Utopia!

Após a Expansão Portuguesa, veio o Renascimento. A covid posava junto à porta, na carteira vaga. Os alunos sentaram-se, os de pertinho e os de longe! E chegou a "Utopia", a do Thomas More.

Tantas chegadas "O que é uma Utopia, professor?". "É sonhar que, apesar das limitações que temos, podemos aprender melhor do que antes!". O problema deles era aquele. Um monstro! Como aprender com a máscara a bloquear tudo? Mais a alma, que os lábios! O meu bem, o meu problema era o deles... ensinar e aprender no desconhecido.

Levei a Utopia para o quadro branco. Escrevi: "Vamos construir a nossa Utopia". Lá estavam, na coluna da esquerda, os meios, instrumentos, métodos, pedagogias, e outras desabilidades, que já não eram exequíveis; e, do lado direito, o que era novo, o desafio, o desconhecido e o quase impossível. Por consenso, apagámos a esquerda toda. A coluna! E buscámos concretizações simples e práticas, do nosso tamanho, para o cardápio da direita. A outra coluna!

"Vamos ter que aprender a aprender?", alguém provocou. "Sim, e ensinar a ensinar!", juntei. Nunca estive tão afim com tal mestra reciprocidade! "Vamos começar? Abrimos a porta da Utopia?". "Onde vai dar essa porta?", assustou-se o medo. O guicho do costume atalhou o meu embaraço: "Os Portugueses foram ao Mar e não sabiam onde iriam dar. Mas sabiam o que queriam!". Começou na aventura, estranha e audaz, a nossa Utopia. Caberia na nossa sala de aula? Se a Covid, de medonho tamanho, coubera, porque não a Nossa Utopia! Hoje, está linda de ver, com tantas portas abertas. Passamos o nosso Bojador!

*Professor de História no Colégio D. Diogo de Sousa, Braga

NewsItem [
pubDate=2020-11-23 00:00:00.0
, url=https://www.jn.pt/opiniao/convidados/aprender-a-utopia-13063612.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=238
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_748003704_aprender-a-utopia
, topics=[opinião, convidados, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000024]