eco.sapo.pteco.sapo.pt - 23 nov. 20:22

Ir ou não ir ao leilão do 5G? Atualização de taxas de espetro “cria condições” para Vodafone tomar decisão ponderada

Ir ou não ir ao leilão do 5G? Atualização de taxas de espetro “cria condições” para Vodafone tomar decisão ponderada

A Vodafone considera que a atualização das taxas de espetro cria "condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação" no leilão do 5G pelos interessados.

A Vodafone Portugal está satisfeita com a publicação pelo Governo da portaria que atualiza as taxas de utilização do espetro na medida em que esta “cria agora as condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação” no leilão de frequências do 5G. O documento está agora a ser analisado, sendo que a empresa não se pronuncia sobre o seu teor em concreto.

No domingo, numa entrevista ao Jornal de Negócios, o presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, tinha criticado o Governo por ainda não ter publicado a atualização destas taxas, que representam um custo para as empresas de telecomunicações. “Não faço ideia se o preço é o mesmo ou vou ter um valor absurdo a pagar”, afirmou o gestor.

Um dia depois, esta segunda-feira, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, publicou no Diário da República a portaria que atualiza as taxas de utilização do espetro. Este facto é agora enaltecido pela Vodafone Portugal numa resposta a um pedido de reação do ECO.

“Tal como a Vodafone Portugal já tinha referido, a publicação desta portaria é de extrema relevância no contexto do leilão do 5G. Ainda que a sua publicação ocorra já em pleno decurso do prazo de candidaturas, a portaria cria agora as condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação por parte dos potenciais interessados, considerando o impacto financeiro decorrente destas taxas”, aponta fonte oficial da empresa. “A Vodafone Portugal está a analisar a portaria publicada”, acrescenta.

O ECO contactou também fonte oficial da Nos, que não quis fazer comentários. Contactada também fonte oficial da Altice Portugal, o ECO encontra-se a aguardar resposta.

Entre as novidades previstas na portaria está um desconto de 80% sobre as taxas de utilização das frequências do 5G nos 700 MHz e nos 3,6 GHz, durante o período inicial das licenças. Estas são consideradas as faixas mais relevantes para a quinta geração de redes de comunicações eletrónicas móveis.

NewsItem [
pubDate=2020-11-23 21:22:55.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/11/23/ir-ou-nao-ir-ao-leilao-do-5g-atualizacao-de-taxas-de-espetro-cria-condicoes-para-vodafone-tomar-decisao-ponderada/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=321
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_425648659_ir-ou-nao-ir-ao-leilao-do-5g-atualizacao-de-taxas-de-espetro-cria-condicoes-para-vodafone-tomar-decisao-ponderada
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]