pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 nov 00:30

Agora é o Edge! Cuidado as extensões que usa no browser da Microsoft

Agora é o Edge! Cuidado as extensões que usa no browser da Microsoft

Também já há extensões comprometidas e a ser usadas de forma abusiva no Edge da Microsoft, com o prejuízo esperado para os utilizadores destes browsers.

A renovação que a Microsoft fez no Edge permitiu que este browser recebesse muito do que o Chrome já oferecia aos utilizadores. É um trabalho ainda a ser feito, mas que permite já ter acesso a pormenores importantes como as extensões.

É principalmente esta área que está agora debaixo de fogo, com uma descoberta importante. Tamb��m já há extensões comprometidas e que estão a ser usadas de forma abusiva no Edge, com o prejuízo esperado para os utilizadores.

Eterno problema das extensões nos browsers

Desde cedo que as extensões têm trazido grandes vantagens aos utilizadores dos browsers. Sobretudo, trazem algumas funções que de outra forma não estariam presentes e disponíveis para os utilizadores.

A Microsoft aproveitou esta capacidade para o seu browser, quando decidiu adotar o mais conhecido e mais usado motor de browser da atualidade. O Chromium está presente na quase totalidade das propostas hoje existentes, restando apenas o Firefox para equilibrar.

Dica: Como instalar extensões do Chrome no novo Edge da Microsoft

Edge está a ser afetado por este problema

Existe agora uma falha de segurança grave para o Edge proveniente das extensões. Várias extensões foram encontradas e estão a apresentar publicidade aos seus utilizadores. Este é um problema que está ativamente a ser explorado. As extensões em causa são:

  • NordVPN
  • Adguard VPN
  • TunnelBear VPN
  • The Great Suspender
  • Floating Player – Picture-in-Picture Mode

O problema foi descoberto por alguns utilizadores do Edge, que rapidamente recorreram à comunidade para reportar a falha de segurança. Naturalmente que estas extensões não são das empresas que fornecem esses serviços, sendo aproveitado o seu nome neste browser.

Microsoft removeu estas falhas de segurança

Este foi um problema que foi reportado há 2 semanas, que se agravou na semana passada. A Microsoft já removeu estas extensões do repositório do Edge e vai, entretanto, mostrar um alerta se forem encontradas neste browser. Ainda assim, é importante remover estas extensões.

Apesar deste ser já um problema conhecido e recorrente no Chrome, a Microsoft parece estar a enfrentar o mesmo problema. Mesmo com níveis elevados de controlo e de avaliação, estas situações passam e afetam acima de tudo os utilizadores destes browsers.

NewsItem [
pubDate=2020-11-23 00:30:09.0
, url=https://pplware.sapo.pt/microsoft/agora-e-a-vez-do-edge-cuidado-as-extensoes-que-usa-no-browser-da-microsoft/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=341
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_23_253224580_agora-e-o-edge-cuidado-as-extensoes-que-usa-no-browser-da-microsoft
, topics=[tecnologia, edge, extensões, problemas, microsoft, browsers]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]