expresso.ptexpresso.pt - 22 nov 11:29

O meu pai Francisco. Uma rara conversa com o filho de Sá Carneiro

O meu pai Francisco. Uma rara conversa com o filho de Sá Carneiro

Tem o mesmo nome que o pai. E uma vida marcada para sempre pelo que aconteceu ao ex-primeiro-ministro Sá Carneiro no dia 4 de dezembro de 1980. Há uma ferida que nunca sarou e um coração que às vezes não encontra o seu compasso. Será que o “Francisco pequeno” já sofreu tudo o que havia para sofrer?

No dia 4 de dezembro de 1980, o filho mais velho do então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro telefona ao pai para o informar que afinal não apanharia boleia nessa tarde no avião para o Porto. “A sua namorada portuense tinha o aniversário do irmão, não podendo por isso acompanhá-lo ao comício ou sequer verem-se nessa noite.” Poucas horas depois, seriam oito e tal, quando ao descer as escadas da casa onde vivia com o pai e Snu Abecassis, para se dirigir à sala de jantar, viu Rebecca, a filha de Snu, correr para ele em lágrimas de desespero: “Morreu o Francisco grande, morreu o Francisco grande...” Rebecca tinha oito anos, ele 22.

Passaram-se 40 anos. O “Francisco pequeno” não voltou ao Porto. Ou quase: volta excecionalmente por razões de trabalho e acedeu a custo estar presente na comemoração dos 40 anos do PSD, lá efetuada. Nunca mais entrou na casa da mãe, não voltou à Quinta de Barcelos onde fora feliz com os pais e os quatro irmãos — duas rapariga e dois rapazes. Nem à Rua da Picaria, 47, a enorme casa da avó paterna. Maria Francisca Sá Carneiro, uma mulher forte, vivia sozinha e sem medo. Já tinha sofrido tudo o que havia para sofrer. O que nunca soube é se o “Francisco pequeno” já sofreu tudo o que havia para sofrer.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 11:29:57.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-11-22-O-meu-pai-Francisco.-Uma-rara-conversa-com-o-filho-de-Sa-Carneiro
, host=expresso.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_696347372_o-meu-pai-francisco-uma-rara-conversa-com-o-filho-de-sa-carneiro
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]