pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 nov 14:07

COVID-19: Governo vai ter mais ações de fiscalização ao Teletrabalho

COVID-19: Governo vai ter mais ações de fiscalização ao Teletrabalho

O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância, consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa,

Com a pandemia por COVID-19, o teletrabalho passou a ser algo ainda mais comum. Os funcionários passa a trabalhar a partir de casa (quando é possível), mas nem tudo é simples! Há patrões que não aceitam a ideia e obrigam os funcionários a trabalhar presencialmente.

O Governo lançou ontem o aviso e referiu que as ações de fiscalização ao cumprimento do teletrabalho irão ser aumentadas.

COVID-19 volta a tornar obrigatório o Teletrabalho

O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).

Nos dias de hoje, existem centenas de ferramentas à sua disposição que permitem: comunicar e gerir equipas, realizar e agendar reuniões com colaboradores ou clientes, ensinar à distância, partilhar e criar documentos colaborativos, etc. Existem soluções muito diferenciadas, o difícil mesmo será optar pelas mais adequadas à sua realidade, pois escolha não falta de todo! Assim sendo, criámos uma lista com algumas das ferramentas que poderão ser úteis para dar início ao teletrabalho e manter a sua equipa 100% funcional.

Ontem, aquando no anúncio do primeiro-ministro António Costa das novas medidas para o estado de emergência, foi revelado que as ações de fiscalização ao cumprimento do teletrabalho vão ser intensificadas.

Segundo António Costa, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, já deu mesmo autorização para “ações efetivas para se verificar o cumprimento desta obrigação [teletrabalho]”.

O primeiro-ministro revelou também que as deslocações mostram muito movimento. “Há muitas mais pessoas a deslocar-se do que aquelas que deviam”. A conclusão teve como base os dados disponibilizados pela Google.

Leia também…

COVID-19: Quais as movimentações das pessoas da sua terra?

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 14:07:32.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/covid-19-governo-vai-ter-mais-acoes-de-fiscalizacao-ao-teletrabalho/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=293
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_673619929_covid-19-governo-vai-ter-mais-acoes-de-fiscalizacao-ao-teletrabalho
, topics=[tecnologia, notícias, teletrabalho, covid-19]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]