pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 nov 20:56

Aluno sobe a árvore com 8 metros para conseguir ter aulas online no Zoom

Aluno sobe a árvore com 8 metros para conseguir ter aulas online no Zoom

Alexei Dudoladov é um estudante Russo e também blogger. Por causa da pandemia, tem de ter aulas online "em casa"...mas tem de subir a uma aula.

A pandemia por COVID-19 veio acelerar a digitalização e dar um novo tipo de importância às comunicações digitais. Aulas online, teletrabalho são duas realizadas do mundo de hoje, mas para que tudo funcione são necessárias boas estruturas de comunicação.

É verdade que há zonas com boa cobertura, mas nem todos têm a mesma sorte! Um aluno, para aceder às aulas online, tem de subir a uma árvore para conseguir-se ligar ao Zoom.

Alexei Dudoladov é um estudante Russo e também blogger. Estuda no Instituto de Transporte de Água de Omsk e, tendo em conta a pandemia, tem de ter aulas online “em casa”.

O jovem de 21 anos vive numa vila remota na Sibéria só que tem um problema para aceder às aulas. Para ter aulas online através do Zoom, o jovem tem de subir a uma árvore. Num vídeo enviado à Reuters…

Preciso de entrar na floresta que está a 300 metros da vila e subir esta árvore, com oito metros de altura, e entrar no Zoom para falar com os professores para que não tenha falta às aulas.

O objetivo do aluno, nesta fase, é alertar as operadoras e autoridades para a falta de Internet na sua aldeia. Tal como já aconteceu em Portugal, as aulas do Ensino Superior passaram para online para tentar limitar o número de infeções naquele país.

O blogger está num programa de estudos individual e já questionou o Governo sobre tal situação e de este não se preocupar (nem com ele, nem com outros alunos na mesma situação).

Tal como acontece em Portugal, a cobertura no geral não é má, mas há zonas onde é simplesmente inexistente como, por exemplo, no Interior.

De acordo com a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, vai ser produzido um Plano de Conectividade Digital, que forneça cobertura digital adequada – móvel e internet – no território transfronteiriço, e estabelecer as bases para o desenvolvimento de serviço 5G – saber mais aqui.

Leia também…

tem.REDE? Afinal como está a rede móvel na sua região?

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 20:56:01.0
, url=https://pplware.sapo.pt/internet/aluno-sobe-a-arvore-com-8-metros-para-conseguir-ter-aulas-online-no-zoom/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=327
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_637900138_aluno-sobe-a-arvore-com-8-metros-para-conseguir-ter-aulas-online-no-zoom
, topics=[tecnologia, aluno, aulas, online, zoom, internet]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]