expresso.ptexpresso.pt - 22 nov 12:42

Mesmo com mais casos e restrições, escolas aguentam-se abertas

Mesmo com mais casos e restrições, escolas aguentam-se abertas

Visitas de estudo e aulas de Educação Física são algumas das atividades prejudicadas pelas novas regras e limitações na vida escolar

Dois meses volvidos sobre o início do ano letivo, os piores receios de que o regresso às salas de aula de mais de um milhão de alunos fizesse das escolas mais um foco de surtos e propagação do novo coronavírus não se confirmaram. É certo que ninguém sabe neste momento quantos alunos estão a estudar em casa por terem testado positivo ou terem tido contactos de alto risco, quantos professores estão de baixa por estarem infetados ou quantas escolas foram encerradas por decisão das autoridades de saú­de. O Ministério da Educação tem estes dados, já que as direções dos agrupamentos têm de os reportar, mas não os divulga nem explica porquê. Ainda assim, pelos casos que vão sendo conhecidos, percebe-se que são uma minoria no enorme universo educativo.

“A procissão ainda vai no adro. Mas, atendendo às expectativas — chegou a dizer-se que as escolas iam abrir para fechar duas semanas depois —, penso que podemos dizer que o trabalho de preparação dos diretores foi muito positivo e está a dar bons resultados. Claro que não controlamos o que se passa nos transportes que os alunos apanham, nos treinos fora da escola, nos convívios que têm no exterior e quando estão com a família. Mas nas escolas as regras e procedimentos são, na generalidade, respeitados por todos”, avalia Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 12:42:09.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-11-22-Mesmo-com-mais-casos-e-restricoes-escolas-aguentam-se-abertas
, host=expresso.pt
, wordCount=242
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_549013752_mesmo-com-mais-casos-e-restricoes-escolas-aguentam-se-abertas
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]