www.jn.ptjn.pt - 22 nov 17:21

Corpos de patrão e escravo encontrados nas ruínas de Pompeia

Corpos de patrão e escravo encontrados nas ruínas de Pompeia

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos mortais de dois homens na vila de Civita Giuliana, perto da antiga cidade romana de Pompeia, no sul de Itália. As vestes e a fisionomia dos corpos indicam que os corpos deverão pertencer a um homem rico e um escravo.

Um dos corpos tinha a fisionomia quase intacta e ainda envergava uma capa de lã no pescoço - um dos sinais de riqueza de outrora -, já o outro homem tinha algumas vértebras partidas e vestia apenas uma túnica. Não será difícil de imaginar quem era o rico e o escravo. A figura abastada deveria ter entre 30 e 40 anos, já o mais pobre teria entre 18 e 23 anos, de acordo com a equipa de investigação.

A descoberta foi avançada este sábado pelo ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, que revela que os dois homens morreram numa câmara subterrânea, quando fugiam à erupção do Monte Vesúvio, que em 79 d.C. destruiu por completo a cidade de Pompeia.

Massimo Osanna, diretor-geral do Parque Arqueológico de Pompeia, aponta que as duas vítimas terão sido arrastadas por uma corrente por volta das 9 horas. A causa da morte terá sido "choque térmico", uma vez que tinham os "mãos e os pés cerrados".

Obtida através de escavações na antiga cidade romana, a nova revelação vem provar que Pompeia continua a ser um local de "estudo e investigação", segundo o ministro da Cultura italiano.

A cidade, que albergou cerca de 13 mil pessoas, ficou coberta de cinzas, pedras e poeira após a erupção vulcânica. A "paragem no tempo" continua a captar o interesse de milhares de turistas em todo o mundo - agora interrompido pela pandemia da covid-19. A UNESCO considerou Pompeia como Património Mundial em 1997, e por diversas vezes, alertou o governo italiano para a importância de preservar aquele local.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 17:21:00.0
, url=https://www.jn.pt/mundo/corpos-de-patrao-e-escravo-encontrados-nas-ruinas-de-pompeia-13062991.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=261
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_465207509_corpos-de-patrao-e-escravo-encontrados-nas-ruinas-de-pompeia
, topics=[dario franceschini, pompeia, ministro da cultura, mundo, massimo osanna]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]