tek.sapo.pttek.sapo.pt - 22 nov 13:34

Jogos, utilitários e um “CTRL + F” para a vida real: Descubra cinco novas apps para Android e iOS

Jogos, utilitários e um “CTRL + F” para a vida real: Descubra cinco novas apps para Android e iOS

Nesta semana os jogos voltam a estar em destaque e pode contar com três novos títulos para se manter entretido em casa. Há também dois utilitários que prometem ajudá-lo a encontrar palavras em documentos impressos e a controlar mais facilmente o volume do smartphone.

Com a implementação de medidas adicionais no âmbito do novo Estado de Emergência, as rotinas diárias voltaram a alteram-se. Com mais tempo passado em casa, porque não aproveitar para experimentar as apps que lhe trazemos?

O entretenimento está em destaque nesta semana. Além de um “auto battler” com batalhas 4 contra 4 onde a estratégia e a sorte andam de mãos dadas, há um jogo de puzzles para exercitar o cérebro. Relaxar nem sempre é fácil, mas damos também a conhecer uma app para ajudar a acalmar o espírito com sessões de olaria virtuais.

Mas não é tudo: seja o toque de chamada, o alarme ou o áudio multimédia no geral, há uma app que permite controlar tudo a partir de uma barra de notificações. Tem dificuldade em encontrar palavras em documentos impressos ou nas páginas de livros? Se tem um iPhone ou iPad pode experimentar um "CTRL + F" para a vida real.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana À procura de uma palavra num livro ou documento impresso? Encontre-a com a SearchCam

A aplicação, que se afirma como um "CTRL + F" para a vida real, funciona de uma forma simples e intuitiva: basta apontar a câmara do iPhone ou iPad e introduzir na barra de pesquisa a palavra que deseja encontrar. O resultado aparecerá instantaneamente.

Encontrar uma palavra específica num extenso documento impresso ou num capítulo de um livro nem sempre é fácil. Ao contrário daquilo que se passa num ambiente virtual, não há a possibilidade de usar a conhecida combinação de teclas CTRL + F, ou Cmd + F no caso do sistema operativo da Apple, para localizar o que queremos.

No entanto, há uma aplicação que o pode ajudar. A SearchCam funciona de uma forma simples e intuitiva. Basta apontar a câmara do iPhone ou iPad para um documento, página de um livro ou revista e introduzir na barra de pesquisa a palavra que deseja encontrar. Surgirá instantaneamente um contorno azul em torno dos termos encontrados, acompanhado por pequenas setas vermelhas para facilitar a localização.

Além de poder ser usada num contexto mais académico ou profissional, é possível usar a SearchCam, por exemplo, para detetar potenciais alérgenos em longas listas de ingredientes de produtos quando está nas compras.

A aplicação dispõe de um modo em tempo-real, mas se tiver alguma dificuldade em manter o equipamento estável, sempre pode fazer o upload de uma foto que tenha tirado. A SearchCam é gratuita e está disponível apenas para iOS e iPadOS, podendo ser encontrada na App Store. Se desejar, pode optar pela versão sem anúncios, que conta com um preço de 3,99 dólares.

Preparado para mudar as regras do xadrez? Chess Rush é mais um “auto battler” com batalhas 4 contra 4

A estratégia e a sorte andam de mãos dadas para conseguir obter a desejada vitória no tabuleiro da batalha.

O género “auto battler” nasceu no seio dos MOBA, mais concretamente de Dota 2, através do mod Dota Auto Chess, no início de 2019. Desde então tem surgido diversas versões, num género que tem atraído cada vez mais fãs. Até porque existem propostas da Riot Games, o Teamfight Tactics e o Hearthstone’s Battlegrounds da Blizzard. O Chess Rush segue o mesmo conceito ao oferecer um xadrez longe de ser disputado de forma convencional. Há muita sorte e perícia à mistura para vencer as partidas.

Tal como é habitual no género, este jogo desenrola-se em combates por turnos e as partidas podem durar até 40 minutos. Os jogadores devem formar a sua equipa com mais de 50 heróis disponíveis e deve depois enfrentar outros oponentes online, até oito intervenientes.

Existem diferentes modos de jogo, incluindo o Choque de Esquadrões, mas também o formato cooperativo de dois para dois jogadores ou 4x4. E caso não tenha muito tempo para jogar, pode optar pelo Modo Turbo e as partidas não vão demorar mais que 10 minutos.

Existem diferentes classes de personagens para colecionar e adicionar à equipa, desde feiticeiros para ataques à distância, guerreiros em corpo a corpo ou assassinos, para dar alguns exemplos.

Pode fazer o download de Chess Rush em versões Android e iOS.

Controle o volume de som do seu telefone numa barra de notificações

Seja o toque de chamada, o alarme ou o áudio multimédia no geral, a Quick Volume Control permite controlar tudo a partir de uma barra de notificações.

O nome completo diz logo ao que esta aplicação “vem”: “Quick Volume Control in notification bar”. E é realmente de um controlo rápido e simples do volume dos vários sons do telefone que se trata, a partir de uma pequena barra.

Tem vários aspetos que podem ser controlados, relativamente ao toque de chamada e notificações, ao volume de voz, à música ou aos alarmes, sem ser necessário “mexer” em quaisquer botões físicos.

Cada uma das opções tem um ícone próprio que a identifica e que permite um acesso rápido aos ajustes e parametrizações proporcionados pela app. De referir que as configurações incluem a escolha do fundo e da cor dos ícones apresentados.

A Quick Volume Control custa 0,79 euros e está disponível a partir da Play Store.

Construir vasos de argila sem sujar as mãos. Este é o jogo que o quer ajudar a relaxar

Grátis e disponível para iOS e Android, Let's Create! Pottery 2 pode ser uma forma de testar as suas capacidades artísticas numa versão digital.

Com o Estado de Emergência em vigor no país devido à COVID-19, o confinamento volta a ser uma realidade para mais portugueses. Mas, mesmo sem um estúdio em casa e os materiais necessários, é possível entreter toda a família durante estes dias com um jogo que o desafia a criar objetos de cerâmica.

Relaxe e crie: é esta a proposta do jogo Let's Create! Pottery 2. O primeiro passo é modelar a argila com os seus dedos no ecrã. À sua escolha tem duas opções: construir objetos da forma que gostar mais ou participar nas missões do jogo. Neste caso, tem de construir vasos dentro das linhas orientadoras a branco e, quanto mais perto estiver delas, maior a pontuação.

Mas do que vale ter uma pontuação elevada? A ideia é no final vender as suas “obras” e, como na vida real, quanto mais bem feitas estiverem, maior será a probabilidade de as vender a preços mais altos.

Para dar outro toque aos objetos tem a possibilidade de os personalizar, por exemplo, com padrões ou determinadas cores. Quantos mais missões terminar, mais pontos acaba por ter e mais extras desbloqueia, com o resultado final a poder ser mais original e criativo.

E os objetos em cerâmica não ficam no esquecimento. No seu perfil pode ver o trabalho que tem feito, publicar os objetos e seguir as pessoas que também têm procurado dar asas à sua criatividade neste jogo.

O Let's Create! Pottery 2 é grátis e está disponível para Android e iOS. No entanto, com a versão premium tem a acesso a mais extras.

Com tempo a sobrar? Aproveite para treinar o cérebro deslizando peças

A Slidey pertence ao conjunto de apps ideais para passar o tempo: um jogo tipo puzzle para distrair, mas que também serve para exercitar o cérebro. 

A lógica é idêntica a outros jogos do género, mas aqui em vez daquele que costuma ser o habitual encaixe na vertical, as peças primeiro passam horizontalmente para o lado para ir desfazendo as linhas e aliviando o volume acumulado – e que chegando ao topo nos faz perder.

Tem blocos de uma até quatro peças. Alguns blocos têm o poder magnético de “apagar” outras peças com eles, cada vez que se completa uma linha.

O jogo faz-se igualmente com algumas ajudas, como o esmagador, que divide os blocos em menos peças para que sejam mais fáceis de encaixar, o coletor que leva todos os blocos de uma determinada cor com que esteja identificado, e o carregador, que “consome” os blocos próximos.

Estas ajudas surgem em troca de diamantes, conseguidos pelo acumular dos jogos, vendo publicidade ou pagando.

O Slidey é gratuito com compras in app e está disponível para dispositivos Android e iOS a partir das lojas oficiais Play Store e App Store.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 13:34:04.0
, url=https://tek.sapo.pt/mobile/apps/artigos/jogos-utilitarios-e-um-ctrl-f-para-a-vida-real-descubra-cinco-novas-apps-para-android-e-ios
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=1335
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_211849607_jogos-utilitarios-e-um-ctrl-f-para-a-vida-real-descubra-cinco-novas-apps-para-android-e-ios
, topics=[tecnologia, android, entretenimento, utilitários, ios, jogos, apps]
, sections=[vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]