expresso.ptexpresso.pt - 22 nov 22:23

Entrevista a Ai Weiwei: “Portugal deve ter cautela nas relações com a China”

Entrevista a Ai Weiwei: “Portugal deve ter cautela nas relações com a China”

O artista plástico e ativista social chinês escolheu Portugal para viver e preparar a sua próxima exposição. Em entrevista ao Expresso, Ai Weiwei diz que “a China tornou-se um monstro gigante que não consegue nem pensar, quanto mais proteger os valores mais essenciais da humanidade”

A obra contra o regime chinês e de defesa dos direitos humanos vale-lhe sucesso e exílio. Eleito o artista mais popular em 2020 por “The Art Newspaper”, Ai Weiwei escolheu Portugal para viver e preparar a sua próxima exposição (“Rapture”, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, a partir de 4 de junho de 2021). Entende as contradições na relação do Ocidente com a China, mas avisa que enquanto o mundo dorme “o monstro cresce”, graças ao espaço que lhe deram para se tornar a segunda maior potência mundial, apesar do sistema político ditatorial. A Portugal, um dos exemplos da condescendência, recomenda cuidado e que se lembre que pertence à União Europeia.

Porquê agora a exposição em Portugal?
Depois das mostras no Brasil, em 2018 e 2019, queria encontrar sítio onde assentar. Nos últimos cinco anos passei grande parte do tempo na Alemanha e agora tenho estado em Cambridge, onde o meu filho estuda. Estou a ficar velho e apercebi-me de que nunca houve um local onde quisesse ficar. Após visitar Portugal, fiquei muito bem impressionado. Estou a pensar ter um estúdio e trabalhar aqui. Não nos conhecemos bem, é uma oportunidade de conhecer a História e cultura portuguesas. Além disso, o clima é perfeito, as pessoas são simpáticas e a comida é muito boa.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 22:23:27.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-11-22-Entrevista-a-Ai-Weiwei-Portugal-deve-ter-cautela-nas-relacoes-com-a-China
, host=expresso.pt
, wordCount=223
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_1744902631_entrevista-a-ai-weiwei-portugal-deve-ter-cautela-nas-relacoes-com-a-china
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]