expresso.ptexpresso.pt - 22 nov 12:34

Descoberta portuguesa promete revolucionar energia solar

Descoberta portuguesa promete revolucionar energia solar

Equipa de Elvira Fortunato na Universidade Nova inventa painéis solares portáteis, flexíveis e baratos que permitem aproveitar duas vezes mais energia do que os atuais

É uma descoberta baseada numa ideia totalmente disruptiva e pode mudar dentro de um a dois anos o uso de energia solar fotovoltaica, tornando-a acessível a toda a gente. Uma equipa de investigadores do CENIMAT-i3N, centro de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), desenvolveu em conjunto com a Universidade de York, no Reino Unido, painéis fotovoltaicos mais leves e flexíveis em filmes finos, que podem ser aplicados em qualquer dispositivo eletrónico, como um telemóvel, tablet ou computador portátil. E também no tejadilho de um automóvel, num chapéu de sol na praia, numa mochila, em peças de vestuário ou outras superfícies expostas ao sol.

O artigo científico sobre a descoberta foi publicado no “Journal Optica” da Sociedade Americana de Ótica (OSA) e já tem cerca de um milhão de visualizações e comentários. “É um conceito revolucionário para desenhar e arquitetar as células solares fotovoltaicas do futuro, com um rendimento 125% superior ao das atuais”, afirma Rodrigo Martins, professor catedrático da UNL e líder da equipa que concebeu os painéis. “Fizemos ciência porque gerámos uma nova interpretação física dos fenómenos de geração de cargas elétricas de uma célula solar”, diz o investigador, que preside à Academia Europeia das Ciências.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-11-22 12:34:22.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-11-22-Descoberta-portuguesa-promete-revolucionar-energia-solar
, host=expresso.pt
, wordCount=215
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_11_22_101630473_descoberta-portuguesa-promete-revolucionar-energia-solar
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]