www.dn.ptdn.pt - 29 out. 23:05

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos e um dos maiores colecionadores africanos de arte

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos e um dos maiores colecionadores africanos de arte

Tinha 48 anos e morreu enquanto fazia mergulho. Casado com Isabel dos Santos, possuía uma das maiores coleções africanas de arte.

Sindikja Dokolo, marido de Isabel dos Santos e colecionador de arte, morreu esta quinta-feira, aos 48 anos, no Dubai, onde vivia atualmente com a família.

"Foi durante um mergulho que partiste para a eternidade. Uma atividade habitual que te afastou do teu combate, dos teus próximos. Descansa em paz", confimou no Twitter Michée Mulumba assistente do atual presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi

Sindika Dokolo nasceu a 16 de março de 1972 no antigo Zaire, hoje República Democrática do Congo, e é um dos três filhos de Augustin Dokolo, fundador do Banco de Kinshasa, e da sua segunda mulher, a dinamarquesa Hanne Kruse.

Foi com o pai que aprendeu a gostar - e colecionar - arte. Tinha 15 anos quando começou.

Ccriou uma Fundação com o seu nome destinada a reunir obras de artistas africanos. e possuía uma das maiores coleções africanas de arte. Contou assim o nascimento dessa instituição. "O [curador] Fernando Alvim foi ter a minha casa à procura da minha mulher para comprar a coleção de Hans Bogatzke. A minha mulher não estava, eu estava sozinho, abri a porta e o Alvim começou a falar. Ele disse que eram 500 obras e eu disse que não tinha dinheiro para isso. Ele perguntou "quanto dinheiro é que tens" e o montante representava, talvez, dez peças. Ele ligou e perguntou se podíamos pagar "x". A senhora não disse nada. Passados dez segundos disse "OK. Quando é que podem vir?".

Em 2015, horas antes da inauguração de uma exposição em que foram mostradas obras da sua coleção, no Porto, explicou ao DN que fazia sentido "ter uma coleção em linha com o que está a acontecer no continente africano, ou seja, relevante, com artistas novos, jovens, com questões atuais, universais e mais específicas do continente africano, como a situação da mulher, as questões religiosas, de liberdade, políticas, de sociedade. Isso tudo é o que me interessa explorar através de parcerias com artistas".

Um dos seus projetos era trabalhar a coleção que lhe foi deixada pelo pai e que reunia sobretudo objetos de Tribal Art, um conceito de que nunca gostou, preferindo chamar-lhe arte clássica. Defendia a restituição aos países africanos das obras que se encontram espalhadas pelo mundo e que saíram em contextos de colonização. "Temos um património a circular pelo mundo que saiu de Angola de uma forma completamente ilegal. Decidi fazer disso o meu próximo cavalo de batalha", afirmou.

Congo, Bélgica, França

Cresceu entre Kinshasa, a Bélgica e Paris., onde frequente a universidade. Estuda economia, línguas e comércio.

Em 1995 regressa à República Democrática do Congo e começa a familiarizar-se com os negócios do pai. A guerra leva-o até Angola. Explicou-o desta forma em 2015: "Quando cheguei, em 2000, estava a fugir da guerra no Congo e precisava de dizer "tenho fome", "preciso de ir à embaixada", foi a força das circunstâncias... Não falava, mas tenho treino intensivo em casa", disse, lembrando o casamento com Isabel dos Santos, em 2002. Têm quatro filhos.

Sindika Dokolo ocupou lugares de gestão em empresas como a Nova Cimangola, Amorim Energia e Amigotel.

No início deste ano, o seu nome e o da mulher apareceu em vários documentos divulgados pelo chamado Luanda Leaks, uma investigação que dava conta de uma série de trasnferências para offshores que se encontra atualmente sob investigação em Angola e Portugal.

NewsItem [
pubDate=2020-10-30 00:05:00.0
, url=https://www.dn.pt/mundo/morreu-sindika-dokolo-marido-de-isabel-dos-santos-12979374.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=546
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_29_1614316200_morreu-sindika-dokolo-marido-de-isabel-dos-santos
, topics=[república democrática do congo, mundo, angola]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]