rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 29 out. 21:09

Suécia regista recorde diário com 3.254 novos casos

Suécia regista recorde diário com 3.254 novos casos

Já morreram perto de 6.000 pessoas de Covid-19 na Suécia desde o início da pandemia.

As autoridades sanitárias suecas notificaram esta quinta-feira 3.254 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, estabelecendo pelo segundo dia consecutivo o recorde oficial de contágios diários, elevando o total acumulado de 121.167 infeções.

As mesmas autoridades, que adiantaram que o total acumulado de mortes é de 5.934, recomendaram aos habitantes de Estocolmo, bem como aos de mais duas regiões do sul do país, para limitarem os contactos e evitarem locais fechados.

O epidemiologista sueco Anders Tegnell explicou à agência noticiosa France-Press (AFP) que, na primavera, a propagação foi “provavelmente 10 a 15 vezes maior” do que atualmente, salientando, porém, que os testes de diagnóstico foram muito menos disseminados.

“Mas, nas últimas duas ou três semanas, a propagação disparou após uma calmaria no verão”, acrescentou.

Numa altura em que grande parte da Europa está a endurecer as medidas para conter a pandemia do novo coronavírus face ao aumento significativo de casos, a Suécia está a tentar “ajustá-las” à realidade, embora mantenha a estratégia de evitar qualquer confinamento ou medidas coercivas.

Postal de Quarentena - Sodertalje

Postal de Quarentena de Sodertalje - “O Governo preparou uma resposta para suecos, mas nós somos mediterrânicos”

Na cidade de Sodertaje, nos arredores de Estocolmo(...)

Ver mais

Os habitantes de Estocolmo, bem como os do condado de Vastra Gotaland (sudoeste) e da província de Ostergotland (sudeste), foram aconselhados esta quinta-feira a evitar ambientes fechados, como bibliotecas, lojas e outros centros comerciais e a limitar interações sociais e eventos públicos.

As recomendações feitas à população das três regiões seguem-se às já efetuadas em Skane, a região mais a sul da Suécia, e à de Uppsala, a 70 quilómetros de Estocolmo, onde há vários dias foi aconselhado que se evitem os transportes públicos e as interações sociais.

Para Anders Tegnell, se os países nórdicos têm tido resultados “um pouco melhores” do que noutras regiões da Europa, a progressão na Suécia está a demonstrar-se “rápida”, começando a aproximar-se do limite da capacidade do sistema de saúde local e mesmo do que as pessoas podem suportar.

Na semana passada, o número de novos casos aumentou 70% em relação à semana precedente, “uma das mais fortes altas” registada na Suécia”, frisou.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

NewsItem [
pubDate=2020-10-29 22:09:15.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/10/29/mundo/suecia-regista-recorde-diario-com-3254-novos-casos/noticia/212903/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=381
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_29_1413475536_suecia-regista-recorde-diario-com-3-254-novos-casos
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]