www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 27 out. 07:21

Turismo sustentável vai ter novos instrumentos financeiros

Turismo sustentável vai ter novos instrumentos financeiros

Privados vão poder recorrer a financiamento de qualificação da oferta para serem mais sustentáveis. Secretária de Estado admite que ″muito proximamente″ vão ser anunciados novos instrumentos financeiros.

O Turismo de Portugal apresentou o Plano Turismo+Sustentável 20-23 que tem como ambição tornar o setor mais sustentável e o destino Portugal reconhecido como tal. Os privados vão poder recorrer aos mecanismos de financiamento já existentes e há novos a caminho.

Numa altura em que o setor atravessa muitas dificuldades, a secretária de Estado do Turismo explica ao Dinheiro Vivo que "um plano desta magnitude e com esta ambição necessita ter recursos financeiros que possam facilitar os investimentos de natureza privada que são necessários realizar. Temos já lançado - através do Turismo de Portugal -, determinados instrumentos, sejam elas a linha de apoio à qualificação da oferta, a linha Valorizar, que ajudam à materialização destes".

"Muito proximamente iremos anunciar novos instrumentos financeiros que ajudarão que muitas destas nossas ambições possam ser corporizadas. Evidentemente que para lá destas nossas iniciativas que compreendem receitas de natureza turística, temos como pretensão posicionarmo-nos também ao nível dos fundos comunitários, além do Plano de Recuperação e Resiliência", acrescentou Rita Marques

O plano para um turismo mais sustentável assenta em quatro eixos estratégicos: estruturar uma oferta cada vez mais sustentável; qualificar os agentes do setor; promover Portugal como um destino sustentável; monitorizar as métricas de sustentabilidade.

As metas a atingir em 2023 passam nomeadamente pelo incremento de 50% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, água e gestão de resíduos, pela eliminação de plástico de uso único em 50% de empreendimentos de quatro e cinco estrelas.

.

NewsItem [
pubDate=2020-10-27 08:21:00.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/turismo-sustentavel-vai-ter-novos-instrumentos-financeiros--12965980.html
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=238
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_27_1531833221_turismo-sustentavel-vai-ter-novos-instrumentos-financeiros
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]