www.publico.ptpublico.pt - 26 out. 22:39

DGS revê norma sobre isolamento após contacto com infectados

DGS revê norma sobre isolamento após contacto com infectados

Pode deixar de ser necessário estar 14 dias de quarentena para quem contactou com um infectado com covid-19. Período de isolamento pode baixar para os 10 dias.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a rever a norma sobre o período de isolamento profiláctico, podendo a quarentena para as pessoas que estiveram próximas de infectados com o novo coronavírus deixar de ser 14 dias.

“A ciência neste momento começa a dar indicações sobre quais são os dias máximos, até onde as pessoas provavelmente podem incubar o vírus, podem vir estar infectadas e podem vir a transmitir”, disse a directora-geral da Saúde, na conferência de imprensa de actualização de informação relativa à pandemia de covid-19.

Graça Freitas acrescentou que se está a começar a perceber que, a partir do décimo dia, “a probabilidade de alguém que ainda não se infectou se vir a infectar é pequena”.

A responsável sustentou que é com base nesta ciência que a DGS está a rever documentação internacional, a analisar a evidência noutros países e a consultar peritos e especialistas.

“Estamos a trabalhar numa eventual nova recomendação que só será feita obviamente se tivermos confiança suficiente na medida que estamos a promover”, ressalvou, frisando que a DGS está a rever essa norma e quando houver um consenso entre os peritos fará emitir uma nova orientação sobre o período de incubação na eventualidade de um contacto de alto risco, ou seja, de uma pessoa que esteve próximo de um infectado com covid-19 e assim “sair do seu isolamento mais precocemente”.

Graça Freitas sustentou que estas são matérias “muito sensíveis” e a DGS tem baseado as orientações na evidência e o conhecimento.

A directora-geral da Saúde afirmou que se começou por reduzir o período de isolamento profiláctico para as pessoas infectadas ao passar-se a considerar que ao fim de 10 dias, desde a data de início de sintomas ou de um teste positivo, o doente tem alta clínica desde que apresente “uma melhoria franca do seu estado clínico”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.343 pessoas dos 121.133 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

NewsItem [
pubDate=2020-10-26 23:39:43.0
, url=https://www.publico.pt/2020/10/26/sociedade/noticia/dgs-reve-norma-isolamento-apos-contacto-infectados-1936842
, host=www.publico.pt
, wordCount=350
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_26_1661540537_dgs-reve-norma-sobre-isolamento-apos-contacto-com-infectados
, topics=[covid-19]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]