eco.sapo.pteco.sapo.pt - 18 out 15:41

Allianz negoceia aquisição na Austrália

Allianz negoceia aquisição na Austrália

O grupo Allianz está em negociações para comprar a operação de seguros gerais do grupo bancário Westpac, avança a imprensa australiana.

A companhia alemã Allianz já estará a auditar o negócio (fase due diligence) e prepara-se para formalizar declaração de interesse para aquisição dos ativos da seguradora australiana Westpac, noticia o sítio eletrónico do jornal australiano Financial Review referindo que o processo se encontra em fase avançada para uma transação que poderá ultrapassar os 500 milhões de dólares norte-americanos.

A direção de desenvolvimento corporativo da Westpac acompanha o processo, contando com a assessoria de especialistas do banco JP Morgan, acrescentam as fontes. A unidade de seguros gerais do grupo Westpac Bank opera no mercado não Vida (seguros automóvel e habitação), tendo registado 600 milhões de dólares australianos (cerca de 363,4 milhões de euros ao câmbio atual) em receita de prémios em 2019.

A Allianz posiciona-se no terceiro lugar do ranking australiano de seguros gerais (P&C) e já havia indicado intenção de crescer na região Ásia Pacífico. Com cerca de 5 mil milhões de dólares de receitas e 7,8% de quota no mercado, tem à sua frente o Insurance Australia Group (IAG) e a Suncorp.

Pelo lado do grupo Westpac, sabe-se que a instituição australiana pretende recentrar atividade no negócio core (banca e gestão de ativos), admitindo não ter escala suficiente para assumir risco. Citado na imprensa, Peter King, CEO do grupo australiano, assumiu há algumas semanas que essas atividades – onde se incluem os seguros gerais e os seguros Vida, pensões e prestação de cuidados de saúde – teriam melhor desempenho em outras mãos. Por isso, a Westpac estaria aberta a ponderar as melhores opções para esses ativos.

O impacto da pandemia no mercado Ásia Pacífico aumentou as oportunidades de fusão e aquisição (M&A) na indústria de seguros e resseguro, sustenta um especialista de Hong Kong citado no site Insurance Asia News.

De acordo com números da Refinitiv, o número de operações M&A na região cresceu 18% este ano, com o montante global de transações anunciadas até agosto a cifrar-se em 6,6 mil milhões de dólares norte-americanos, sendo que o valor médio da transação rondou 124 milhões, contra 86 milhões de dólares um ano antes.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 14:41:55.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/10/18/allianz-negoceia-aquisicao-na-australia/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=344
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_663953692_allianz-negoceia-aquisicao-na-australia
, topics=[seguradoras]
, sections=[]
, score=0.000000]