expresso.ptexpresso.pt - 18 out 12:55

Portugal é um dos países com menor estímulo orçamental

Portugal é um dos países com menor estímulo orçamental

Dados do FMI mostram que o Governo português é um dos menos expansionistas em 2020-21. Não há austeridade, como há 10 anos, mas há bastante contenção

Há muito que uma boa parte dos destinos da economia nacional se decidem longe de Portugal. É pelo eixo Berlim-Frankfurt que passam muitas das decisões que marcaram e vão continuar a marcar a vida das famílias e das empresas portuguesas. Na capital alemã está Angela Merkel, que tem sempre uma palavra decisiva nos avanços e recuos da Europa. Mais ainda neste ano de pandemia, em que, além de ter uma sua ex-ministra na liderança da Comissão Europeia e a presidência rotativa da União, foi dado um passo inédito: o Fundo de Recuperação, com dinheiro a fundo perdido e com (uma espécie de) mutua­lização da dívida. No coração financeiro da Alemanha está Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu, que tem mantido os juros historicamente baixos e, segundo se espera nos mercados, é possível que reforce a dose ainda este ano. Pelo menos, disse o seu economista-chefe, Philip Lane, numa entrevista ao “Wall Street Journal”, admitirá ter a inflação acima da meta de 2%, de modo a que, na média, o valor se aproxime do pretendido.

Estes empurrões vindos do exterior poderão ter particular relevância no atual contexto, porque o estímulo orçamental do Governo português é um dos mais baixos. Os números divulgados esta semana pelo Fundo Monetário Internacional no relatório “Fiscal Monitor”, dirigido pelo ex-ministro das Finanças português Vítor Gaspar, mostra que o estímulo português — medido pela variação do saldo orçamental corrigido do ciclo (que retira os efeitos das oscilações da economia nas contas públicas) — é de apenas 1,2 pontos no conjunto dos dois anos. Este ano há um impulso de 5,4 pontos, mas em 2021 o efeito será negativo de 4,2 pontos. Portugal fica longe de países como Canadá, Austrália ou Noruega, que lideram a tabela, e entre os seus pares da zona euro apenas bate Espanha e França (ver gráfico).

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 11:55:07.0
, url=https://expresso.pt/orcamento-estado/2020-10-18-Portugal-e-um-dos-paises-com-menor-estimulo-orcamental
, host=expresso.pt
, wordCount=316
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_652526800_portugal-e-um-dos-paises-com-menor-estimulo-orcamental
, topics=[orçamento do estado 2021]
, sections=[]
, score=0.000000]