expresso.ptexpresso.pt - 18 out 19:28

Microsoft coloca inteligência artificial a limpar o plástico dos oceanos

Microsoft coloca inteligência artificial a limpar o plástico dos oceanos

A gigante tecnológica de Bill Gates desenvolveu uma máquina com inteligência artificial que permite localizar o lixo presente nos oceanos e associa-se ao projeto “The Ocean Cleanup”, cujos navios coletores removem das águas 68 toneladas de resíduos flutuantes todos os anos

A “The Ocean Cleanup” é uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada nos Países Baixos em 2013 pela mão do dinarmaquês Boyan Slat, à época com apenas 18 de idade. A missão da ONG é desenvolver tecnologia avançada para retirar lixo dos oceanos, com o objetivo de remover 68 toneladas de resíduos anualmente.

A esta tarefa junta-se agora a Microsoft, que desenvolveu um sistema com inteligência artificial, baseado em “machine learning”, que permite identificar as principais ilhas de plástico.

O modelo desenhado pela gigante tecnológica de Bill Gates permite rastrear e localizar os aglomerados de lixo, ajudando a organização a definir os pontos marítimos onde deve implantar os seus navios coletores de resíduos, todos eles movidos a energia solar.

O projeto “The Ocean Cleanup” nasceu com o intuito de limpar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, o maior amontoado flutuante de resíduos, situado entre o Havai e a Califórnia. Em termos comparativos, a sua dimensão é superior à do território do estado do Texas.

A organização aponta agora para novas zonas críticas do globo, com missões planeadas para a República Dominicana e para o Vietname. Além da limpeza dos mares, o projeto “The Ocean Cleanup” faz também navegar os seus navios coletores através de vários rios em todo o mundo. O plástico recolhido é posteriormente tratado e convertido em novos produtos.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 18:28:01.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-10-18-Microsoft-coloca-inteligencia-artificial-a-limpar-o-plastico-dos-oceanos
, host=expresso.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_456789494_microsoft-coloca-inteligencia-artificial-a-limpar-o-plastico-dos-oceanos
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]