expresso.ptexpresso.pt - 18 out 21:21

Covid-19. Laboratório que está a desenvolver vacina investigado nos EUA

Covid-19. Laboratório que está a desenvolver vacina investigado nos EUA

A Vaxart está a ser processada por, alegadamente, ter extrapolado o seu envolvimento no programa Operação Warp Speed, criado pelos Estados Unidos para o desenvolvimento de tratamentos para a covid-19

Vários acionistas estão a processar a empresa de biotecnologia Vaxart, com sede na Califórnia, por esta alegadamente ter exagerado o seu envolvimento no pograma estatal Operação Warp Speed, criado nos Estados Unidos para estimular o desenvolvimento de tratamentos para a covid-19. O laboratório é um dos vários a trabalhar numa vacina contra o novo coronavírus e está agora sob investigação federal nos EUA.

Em causa está um comunicado feito em junho pela empresa, no qual declarava: “Vacina contra a covid-19 da Vaxart é selecionada para a Operação Warp Speed do governo dos EUA”.

O anúncio teve como reflexo imediato uma valorização do laboratório na bolsa, fazendo disparar o valor das ações de três para 17 dólares.

A inflação fez com que o fundo Armistice Capital, que controlava parcialmente a Vaxart, vendesse as suas ações com um lucro superior a 200 milhões de dólares.

A empresa está a ser investigada por promotores federais e foi notificada em julho pelo tribunal do Norte da Califórnia, depois de o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA ter garantido que não havia assinado nenhum acordo de financiamento com a Vaxart.

A mesma entidade esclareceu que o laboratório está apenas a ser patrocinado pelo referido programa governamental para o desenvolvimento de um comprimido oral, que está a ser testado de forma preliminar em primatas.

Na noite desta sexta-feira, as ações da Vaxart registaram uma descida de 3,6%, sendo transcionadas a 6 dólares, mesmo apesar de dois dias antes o laboratório ter anunciado resultados encorajadores em hamsters.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 20:21:35.0
, url=https://expresso.pt/coronavirus/2020-10-18-Covid-19.-Laboratorio-que-esta-a-desenvolver-vacina-investigado-nos-EUA
, host=expresso.pt
, wordCount=246
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_408616115_covid-19-laboratorio-que-esta-a-desenvolver-vacina-investigado-nos-eua
, topics=[coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]