expresso.ptexpresso.pt - 18 out 15:37

Vem aí a OPTO. Assim se diz streaming em português

Vem aí a OPTO. Assim se diz streaming em português

OPTO é a primeira plataforma portuguesa de transmissão de conteúdos. A lançar pela SIC em novembro, vai contar com séries exclusivas, programas de humor pensados para o digital, documentários inéditos e uma oferta jornalística diferenciada

É a primeira plataforma de streaming portuguesa criada de raiz, num mercado onde os canais de televisão apenas tinham avançado até aos players de vídeo. A SIC, que foi o primeiro canal privado em Portugal, torna-se agora a primeira a avançar para a transmissão de conteúdos diretamente ao consumidor, através da internet, com a marca OPTO. Faz parte de uma tendência mundial — as estações televisivas tradicionais estão a diversificar a sua oferta e a entrar num mercado onde dominam empresas como a Netflix ou a HBO — e está a ser preparada há vários meses pela estação.

“Acho que faz todo o sentido começar um serviço como a OPTO nesta altura. Quisemos ser first movers para um serviço de streaming de qualidade, com um look and feel similar aos estrangeiros, mas capaz de se diferenciar”, explica Francisco Pedro Balsemão, o CEO da Impresa (grupo que integra o Expresso) e responsável pelo projeto da OPTO. “É um primeiro passo para nos tornarmos uma empresa muito mais focada na produção e distribuição e conteúdos de qualidade, uma empresa de tecnologia capaz de estar em formato multiplataforma, mais focada no digital.” A variedade de dispositivos em que será possível aceder à OPTO é a prova disso: além de apps próprias para Android e iOS (será possível ver os conteúdos em smartphones e tablets) e de um site que permite experimentar “uma nova forma de ver televisão” através do computador, a plataforma estará nas smart TV da Samsung e da LG, assim como na Apple TV, nas boxes Android TV e no Chromecast. Também as funcionalidades apresentadas mostram como este serviço pretende juntar novos utilizadores ao mundo do streaming. Será possível ver emissões em direto da SIC, aceder aos programas emitidos nos últimos 30 dias e ter acesso a antestreias de novos episódios das novelas criadas na casa-mãe, no dia anterior a serem emitidos pela primeira vez em televisão. Tudo isto sem canibalizar a oferta de televisão linear, onde sem mantêm em exclusivo os canais temáticos do grupo.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 14:37:16.0
, url=https://expresso.pt/cultura/2020-10-18-Vem-ai-a-OPTO.-Assim-se-diz-streaming-em-portugues
, host=expresso.pt
, wordCount=348
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_2039538851_vem-ai-a-opto-assim-se-diz-streaming-em-portugues
, topics=[cultura]
, sections=[vida]
, score=0.000000]