expresso.ptexpresso.pt - 18 out 17:12

Homicida que enfrentou terrorista na London Bridge recebe perdão de Isabel II

Homicida que enfrentou terrorista na London Bridge recebe perdão de Isabel II

Steven Gallant, de 42 anos, condenado em 2005 a uma pena de 17 anos de prisão pelo assassinato de um bombeiro, vê a pena reduzida em 10 meses

Corria o ano de 2005 quando Steven Gallant tinha sido condenado a 17 anos de prisão pelo assassinato de um bombeiro, na cidade de Hull. Em novembro do ano passado, o britânico de 42 anos gozava o primeiro dia de liberdade condicional, quando subitamente se tornou num herói.

Tudo aconteceu na London Bridge, na sexta-feira do dia 29, dia em que Usman Khan atacou várias pessoas com uma faca. O homem de 28 anos, que havia estado preso por práticas terroristas, acabou por ser confrontado por Steven Gallant, que de forma corajosa ajudou a travar o atacante.

Steve Gallant foi elogiado por ter arriscado a vida e, agora, pode ver a sua pena reduzida em dez meses, através de um perdão real, com a possibilidade de solicitar liberdade condicional até ao próximo mês de junho.

A rainha Isabel II foi aconselhada a perdoar o crime de Gallant, uma vez que as “ações excecionalmente corajosas” do condenado contribuíram para salvar muitas vidas.

O caso torna-se mais extraordinário por se tratar de um raro exemplo de redução de pena a ser aplicada a um assassino no Reino Unido. De forma ainda mais impressionante, a própria família do bombeiro morto por Steven Gallant apoia a decisão de libertar o homicida mais cedo.

O filho da vítima confessa ter “emoções confusas, mas o que aconteceu na London Bridge mostra que, de facto, as pessoas podem mudar”, acrescentando que não descarta a hip��tese de se encontrar com o assassino do pai no futuro.

O advogado de Steven Gallant já disse que o seu cliente “sente uma dívida de gratidão para todos aqueles que o ajudaram a obter um perdão real de misericórdia”, frisando que Steven é atualmente um “apaixonado por usar o seu conhecimento e experiência para ajudar outras pessoas”.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 16:12:01.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-10-18-Homicida-que-enfrentou-terrorista-na-London-Bridge-recebe-perdao-de-Isabel-II
, host=expresso.pt
, wordCount=289
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_1933942001_homicida-que-enfrentou-terrorista-na-london-bridge-recebe-perdao-de-isabel-ii
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]