expresso.ptexpresso.pt - 18 out 23:14

Eleições nos EUA. “Consciência racial” de Trump inspira extrema-direita

Eleições nos EUA. “Consciência racial” de Trump inspira extrema-direita

O risco do terrorismo doméstico paira sobre as presidenciais. Líder neonazi, VIP na tomada de posse do Presidente em 2016, promete paz, mas ex-diretor da CIA receia o pior: “Trump fará tudo para continuar no poder”

Dezenas de indivíduos invadem o congresso estadual do Michigan, empunhando metralhadoras AR15, as mais usadas nos massacres frequentes na América. Atrás deles multiplicam-se bandeiras da Confederação, símbolo segregacionista, e cartazes com mensagens como: “Os tiranos merecem a forca.” Duas medidas de combate à pandemia, confinamento e uso de máscara, enfurecem-nos. Protegidos pela lei — todos têm licença de uso e porte de arma —, acreditam que o poder político usa a crise de saúde pública como pretexto para controlá-los.

As suásticas tatuadas nalguns braços revelam o que os motiva verdadeiramente. Daí o assalto àquela assembleia e a gritaria contra representantes eleitos. A partir de Washington, via Twitter, o Presidente Donald Trump chama-lhes “patriotas” e pede que “libertem o Michigan”.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 22:14:53.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-10-18-Eleicoes-nos-EUA.-Consciencia-racial-de-Trump-inspira-extrema-direita
, host=expresso.pt
, wordCount=130
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_1740178877_eleicoes-nos-eua-consciencia-racial-de-trump-inspira-extrema-direita
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]