expresso.ptexpresso.pt - 18 out 11:47

Donos da Brisa procuram novos negócios em Portugal

Donos da Brisa procuram novos negócios em Portugal

Novo acionista da Brisa procura outros negócios em Portugal. Pires de Lima deixou a gestão do Horizon e quer manter relação cooperante com o Estado

A Brisa mudou de acionista de controlo e de liderança e vai iniciar um novo ciclo. A venda de 81,1% da Brisa ao consórcio liderado pelo fundo holandês APG foi fechado esta semana. E a nova gestão, comandada por António Pires de Lima, já está em funções. O ex-ministro da Economia assume um dos cargos mais apetecidos do país, a presidência da Brisa, e está “muito entusiasmado” com o desafio. Garante que vai manter um relacionamento cooperante com o Estado — é essa uma das suas missões. “A Brisa posicionou-se sempre como parceira do Estado na área da mobilidade. E é esse posicionamento de diálogo e negociação que irei manter”, salienta Pires de Lima, em declarações ao Expresso. E frisa: “Queremos assumir um papel de parceiro e não um discurso reivindicativo.”

Pires de Lima assegura que vai “canalizar toda a energia” para a Brisa. Por isso, deixou de exercer qualquer função de gestão, nomeadamente no fundo Horizon Equity Partners. Mantém-se como acionista, por considerar que não existe conflito de interesse, já que o fundo não investe em negócios de mobilidade. Diz que se em algum momento se colocarem dúvidas deixará de ser acionista do Horizon. Para o APG, a dedicação a 100% é fulcral. “Não aceitamos conflitos de interesse, não é saudável”, disse ao Expresso Jan-Willem Ruisbroek, o responsável pelas infraestruturas do APG e agora membro da administração da Brisa. Ruisbroek justifica a escolha de um político com o facto de a Brisa entregar um bem público. “Há boas razões para escolher alguém que tenha uma combinação certa entre o negócio e a política, porque como empresa de infraestruturas entregamos um bem público, e para que ele seja de qualidade é importante uma boa cooperação com as autoridade públicas.”

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 10:47:14.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-10-18-Donos-da-Brisa-procuram-novos-negocios-em-Portugal
, host=expresso.pt
, wordCount=300
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_1737412233_donos-da-brisa-procuram-novos-negocios-em-portugal
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]