desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 18 out 08:30

Rio Ave procura 1.º triunfo no campeonato frente ao invicto Benfica

Rio Ave procura 1.º triunfo no campeonato frente ao invicto Benfica

E aí está a Liga de novo. Depois das paragens para os jogos das seleções, a quarta jornada do campeonato arranca já esta sexta-feira e há dois jogos '...

E aí está a Liga de novo. Depois das paragens para os jogos das seleções, a quarta jornada do campeonato arranca já esta sexta-feira e há dois jogos 'conqueluche' no cardápio. Primeiro claro está o clássico entre o Sporting e o FC Porto. Depois temos o Rio Ave - Benfica e é precisamente deste jogo que vamos falar.

Há vários anos que os vilacondenses se têm afirmado como uma das boas equipas do nosso campeonato, não só pela classificação, mas também pela filosofia de jogo. Depois da saída de Carlos Carvalhal para o SC Braga, Mário Silva é o homem do leme do emblema rioavense.

Contudo, o Rio Ave é uma equipa que ainda está a tentar assimilar os processos do novo treinador. Leva três empates em outros tantos jogos e ocupa a 13.ª posição com três pontos. Na mente dos jogadores ainda está certamente a dramática derrota frente AC Milan, no playoff de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, no desempate por grandes penalidades. Foram precisos 24 remates para decidir o vencedor. Resta saber, como os jogadores vilacondenses vão lidar com o momento. A paragem para os jogos das seleções até terá ajudado a equipa a virar esta página, contudo veremos como o Rio Ave se comporta no regresso ao palco do drama europeu.

Confronto estre as duas equipas

Em 16 embates para a liga portuguesa no recinto dos vilacondenses, o domínio é claro para o lado para o lado dos visitantes. Em 26 jogos, o Benfica conta com 16 vitórias, seis empates e quatro derrotas. São 38 golos marcados, contra 22 sofridos. Apesar da trajetória ascendente do Rio Ave nos últimos anos, os encarnados com maior ou menor dificuldade têm passado incólumes no estádio dos Arcos. Porém os triunfos nos últimos anos têm sido conseguidos apenas pela margem mínima. Na temporada passada, só uma reviravolta permitiu às águias levar de vencida a equipa na altura orientada por Carlos Carvalhal. Taremi colocou a equipa da casa a vencer, mas o Benfica só conseguiu o triunfo já nos últimos minutos da partida, tento de Weigl, antes de Seferovic ter feito o empate. O último resultado positivo para a equipa vilacondense teve lugar há duas temporadas atrás. Empate a uma bola entre os dois emblemas. Veremos se o Rio Ave consegue quebrar a tendência e alcançar assim a sua primeira vitória no campeonato.

Momento de forma das equipas

O Rio Ave precisa rapidamente dos três pontos já que não sabe o que é vencer há cinco jogos. Certo que também ainda não perdeu esta temporada em jogos oficiais (caiu na Liga Europa nas grandes penalidades), mas empatou as últimas cinco partidas: Frente a Famalicão (1-1), AC Milan (2-2 e 8-9 nas GP), V. Guimarães (0-0), Besiktas (1-1 e 2-4 nas gp), Tondela (1-1). O último triunfo aconteceu frente ao Borac em partida Liga Europa.

Já o Benfica depois de ter caído aos pés do PAOK no apuramento para a Liga dos Campeões (2-1), respondeu com três vitórias após o desaire e todas para a Liga. Goleada frente ao Famalicão (1-5) e triunfos frente ao Moreirense (2-0) e Farense (3-2). Os encarnados lideram o campeonato, com nove pontos. O Rio Ave é 13.º com três pontos.

Indisponíveis

Taarabt é baixa quase certa no Benfica. O médio lesionou-se no final do encontro com o Famalicão e continua a recuperar de uma lesão muscular no adutor direito. Pizzi poderá ser assim opção no miolo, Chiquinho também pode ser opção.

Declaração dos técnicos

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mostrou-se “indiferente” ao desfecho do ‘clássico’ entre Sporting e FC Porto, da quarta jornada a I Liga portuguesa de futebol, apesar de poder ajudar a distanciar os ‘encarnados’ na classificação.

Questionado sobre a eventual importância acrescida do desafio frente ao Rio Ave, na mesma jornada em que pelo menos um dos rivais irá perder pontos, o técnico respondeu simplesmente que “o Rio Ave vale três pontos” e colocou o foco naquilo que o líder da prova tem de fazer no jogo de domingo e nos seus próprios objetivos.

“Tudo o que se passar nesta jornada, para nós, é indiferente. A única coisa que não é indiferente, é que queremos jogar e somar os três pontos. Temos essa responsabilidade e essa crença. Tudo o resto, não tem interesse, sabendo que podemos beneficiar de um ou outro resultado, mas isso faz parte do que é o jogo”, desvalorizou Jorge Jesus.

Sobre a partida de Vila do Conde, Jesus lembrou que o Benfica vai defrontar um adversário “com muita qualidade”, já demonstrada “ao longo dos anos e, agora, frente ao AC Milan” (pelo qual foi afastado da Liga Europa apenas nas grandes penalidades) e, por isso, espera da sua equipa uma resposta “dominante, à procura da vitória”, à semelhança do que “tem sido nestas três jornadas” anteriores.

Já Mário Silva, treinador do Rio Ave, prometeu uma equipa "a jogar para vencer" na partida de domingo.

"Sabendo que este jogo, como outros que tivemos no passado, são desafios de grande dificuldade, porque o campeonato está muito competitivo, temos de ter as nossas armas, uma ideia de jogo e um plano delineado para podermos jogar para vencer", disse o técnico do conjunto vila-condense.

Desde o início da época, o Rio Ave ainda não averbou qualquer derrota nos seis jogos realizados, tanto para o campeonato como para a Liga Europa (apesar de ter sido eliminado), algo que Mário Silva confessa dar algum "conforto" à equipa, mas mostrando a ambição de amealhar mais triunfos.

"O facto de ainda não termos perdido dá-nos algum conforto, mas não dá felicidade. Enquanto equipa, queremos ganhar, e se não existirem vitórias a vida de um treinador é sempre complicada. Não perdemos, mas queremos ganhar", vincou o treinador.

Árbitro da partida

João Pinheiro foi o árbitro nomeado para dirigir o Rio Ave-Benfica, da 4.ª jornada da I Liga, agendado para domingo, dia 18, a partir das 20h00, em Vila do Conde. O juiz de 32 anos da AF Braga vai ter como árbitros assistentes Tiago Costa e Nuno Eiras, com Iancu Vasilica a desempenhar as funções de quarto árbitro. O videoárbitro será Hugo Miguel, com Hugo Ribeiro como videoárbitro assistente (AVAR).

O Rio Ave recebe, este domingo, o Benfica em partida a contar para a quarta jornada da I Liga. O encontro arranca às 18h00.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 07:30:43.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/rio-ave-procura-1-o-triunfo-do-campeonato-frente-ao-invicto-benfica
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=1037
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_1553767653_rio-ave-procura-1-triunfo-no-campeonato-frente-ao-invicto-benfica
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]