expresso.ptexpresso.pt - 18 out 19:36

Dos clássicos aos dias de hoje, estes são os melhores guias

Dos clássicos aos dias de hoje, estes são os melhores guias

O que teriam sido as vidas dos globetrotters das últimas décadas do século XX sem eles? É tempo de regressar aos guias

Na pré-história do turismo de massas — ainda antes do advento da internet, sem Google Maps, Waze ou indicações de sítios incríveis onde ficar, o que ver e o que comer, sugeridas pelos milhares de sites de evasão —, o que teriam sido as vidas dos globetrotters das últimas décadas do século XX? Dos que partiam à procura de destinos tão improváveis como o Camboja ou o Deserto do Atacama sem a imprescindível companhia do “Lonely Planet”? Fundado pelo casal Maureen Wheeler e Tony Wheeler, no início da década de 70, o “Lonely Planet” é um bom exemplo de como um guia pode operar uma revolução.

A história é esta. Maureen e Tony conheceram-se em Londres no início da década de 70 num banco de jardim em Regent Park e, pouco tempo depois, já estavam de mochilas às costas, atravessando estradas da Europa para chegar ao Sul da Ásia, cumprindo assim o famoso hippie trail. Daqui partiram para a Austrália, onde chegaram quase sem um centavo nos bolsos.

A diferença entre o casal e os milhares de jovens que atravessavam continentes com o mínimo essencial é que os Wheeler resolveram pegar nas suas notas de viagem deixando de parte as narrativas mais impressionistas, concentrando-se apenas em dar conselhos práticos sobre os lugares onde ficar e os truques básicos de sobrevivência para viajantes de orçamento limitado. Foi assim que foi editado em Sydney, em 1973, um livro chamado “Across Asia on the Cheap”, o embrião do que se viria não só a tornar-se a mais famosa e popular coleção de guias do mundo como também o motor que levou toda uma geração a poder viajar de um modo diferente.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-18 18:36:42.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/lifestyle/2020-10-18-Dos-classicos-aos-dias-de-hoje-estes-sao-os-melhores-guias
, host=expresso.pt
, wordCount=288
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_18_1314252590_dos-classicos-aos-dias-de-hoje-estes-sao-os-melhores-guias
, topics=[lifestyle]
, sections=[vida, sociedade]
, score=0.000000]