expresso.ptexpresso.pt - 17 out 17:01

Pedro Siza Vieira: “A resposta para as empresas não está só no Orçamento”

Pedro Siza Vieira: “A resposta para as empresas não está só no Orçamento”

Pedro Siza Vieira. Ministro de Estado e da Economia espera que não haja “calculismo” do Bloco de Esquerda. E diz-se preparado para aplicar mais e novas medidas

O ministro da Economia recusa a ideia de não haver resposta para as empresas — uma crítica feita pelos empresários — porque há mais vida para lá do Orçamento. Em particular, os vários fundos europeus que, garante Siza Vieira, irão trazer milhões para Portugal no próximo ano.

Foi esta semana apresentada a primeira versão do plano de recuperação (PRR). O que está no OE é uma verba curta. Para incentivar a recuperação da economia, é suficiente?

Além do PRR, temos várias medidas financiadas através da reprogramação do Portugal 2020. O PRR depende de uma aprovação final pelo Conselho Europeu que há de acontecer algures em 2021. No momento em que for aprovado vai poder fazer-se várias coisas. A primeira é um pré-financiamento correspondente a 10% do total que temos disponível. Cerca de €900 milhões. Depois temos também um conjunto de verbas que podemos ir buscar, não a título de reembolso, mas a título do cumprimento de determinados objetivos. A outra coisa que fizemos também, na proposta de Orçamento, foi a possibilidade de antecipar ainda mais €800 milhões.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

NewsItem [
pubDate=2020-10-17 16:01:06.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-10-17-Pedro-Siza-Vieira-A-resposta-para-as-empresas-nao-esta-so-no-Orcamento
, host=expresso.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_17_1193338938_pedro-siza-vieira-a-resposta-para-as-empresas-nao-esta-so-no-orcamento
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]