expresso.ptexpresso.pt - 17 out 21:48

Covid-19. China disponibilizou vacina experimental, centenas pagaram €50 e esgotaram-na em duas horas

Covid-19. China disponibilizou vacina experimental, centenas pagaram €50 e esgotaram-na em duas horas

Não foi aprovada, os testes clínicos ainda decorrem, mas uma vacina experimental chinesa foi disponibilizada à população pelo preço de 50 euros. A grande procura fez com que o stock esgotasse em apenas duas horas

A comunidade científica de todo o mundo está numa corrida contra o tempo na busca por uma vacina eficaz contra a covid-19, na tentativa de travar a cavalgada da pandemia. As nações competem entre si e são já várias as candidatas em fases adiantadas dos ensaios clínicos. A China, país onde foram registados os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus, decidiu tomar a dianteira e não esperou pela aprovação das entidades de saúde para disponibilizar uma das quatro vacinas experimentais que o país está a desenvolver.

Uma fila de centenas de pessoas formou-se em Yiwu, ainda antes da abertura do hospital localizado na cidade do leste da China, dispostas a servir como voluntárias, a aguardar durante horas e a pagar aproximadamente 50 euros pela administração da vacina experimental.

A grande afluência fez com que o stock esgotasse em pouco mais de duas horas. Antes de receberem uma dose da BBIBP-CorV, desenvolvida pela empresa estatal Sinovac Biotech, os voluntários foram obrigados a assinar um termo de responsabilidade para precaver eventuais efeitos colaterais.

A China decidiu disponibilizar a vacina à população após um estudo inicial, publicado na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, apontar que o uso é seguro e capaz de produzir uma resposta imunitária eficaz.

Pequim já disse ter a expectativa de lançar uma vacina para a covid-19 dentro de três semanas, num momento em que o país possui quatro das oito vacinas já na terceira e última fase de ensaios clínicos.

NewsItem [
pubDate=2020-10-17 20:48:06.0
, url=https://expresso.pt/coronavirus/2020-10-17-Covid-19.-China-disponibilizou-vacina-experimental-centenas-pagaram-50-e-esgotaram-na-em-duas-horas
, host=expresso.pt
, wordCount=239
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_17_1098910085_covid-19-china-disponibilizou-vacina-experimental-centenas-pagaram-50-e-esgotaram-na-em-duas-horas
, topics=[coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]