expresso.ptIsabel Moreira - 15 out 17:36

Dramatizar com uma aplicação?

Dramatizar com uma aplicação?

Qualquer pessoa livre prefere ser arrastada pela rua a ceder a sua privacidade a um polícia. Afrontar este apego à liberdade foi um erro político crasso

Talvez.

Talvez tenha sido essa a intenção de António Costa quando apresentou no local certo, a Assembleia da República, a proposta de lei que agora monopoliza as notícias, essa que determina a obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira para o acesso ou permanência nos espaços e vias públicas e a obrigatoriedade da utilização da aplicação STAYAWAY COVID em contexto laboral ou equiparado, escolar e académico. A polémica, claro, diz respeito à aplicação, que pressupõe cidadãos de primeira e de segunda, os que têm dispositivos para a aplicação e os que não os têm, mas, mais grave, que introduz uma rutura no pensamento acerca do Estado de direito que usa nortear o Governo.

É tão difícil perceber o que leva este Governo em concreto a aprovar a iniciativa que desenhou um mundo em que somos obrigados a ter um comportamento dependente de um outro que é opcional (ter ou não o dispositivo), somos fiscalizados por um qualquer polícia sem mandato e devidamente coimados, que talvez a razão da iniciativa esteja mesmo na dramatização.

António Costa quer provocar um debate, quer mexer com as consciências num momento em que a pandemia assusta em número de infetados.

Talvez.

Acontece que o poder de iniciativa legislativa não serve para dramatizar ou para alertar ou para provocar debates. Quando se apresenta uma proposta de lei é bom que se queira a sua aprovação.

Não acredito que António Costa queira este (nosso) policiamento.

Andou mal, por isso, em apresentar a proposta que sabe que não passará.

.

Pode ter sido uma mera dramatização.

Mas não se dramatiza com a liberdade.

NewsItem [
pubDate=2020-10-15 16:36:22.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2020-10-15-Dramatizar-com-uma-aplicacao-
, host=expresso.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_10_15_734244175_dramatizar-com-uma-aplicacao
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]