ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 29 set. 09:52

Ambiente. Governo diz que exploração de lítio não será feita "a todo o custo"

Ambiente. Governo diz que exploração de lítio não será feita "a todo o custo"

Declarações do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, disse ontem que a exploração de lítio em Portugal não será feita “a todo o custo”. As declarações foram feitas durante a conferência sobre os desafios estratégicos para a ação climática e surgem numa altura em que a exploração de lítio é alvo de críticas. “O lítio é absolutamente fundamental para a descarbonização. A Europa tem tão poucos recursos próprios, e a pandemia [da Covid-19] mostrou isso. Tendo Portugal lítio, devemos explorá-lo”, disse Matos Fernandes, sublinhando que a exploração não será feita de forma desenfreada. 

Para Matos Fernandes, o lítio atingiu uma dimensão estratégica e, por isso, o Governo deixou de dar licenças, desenhando “um concurso para um conjunto de locais onde há um grande potencial de exploração de lítio”. O estudo sobre os locais onde há um grande potencial está a ser desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. “Há vários locais, sentimos que devemos fazer uma avaliação estratégica. Temos pressa em explorar o lítio, mas a pressa não se conta em dias. Tudo será feita de acordo com as características dos territórios e sempre tendo em conta os valores ambientais”, acrescentou o ministro responsável pela pasta do Ambiente e da Ação Climática.

NewsItem [
pubDate=2020-09-29 10:52:12.0
, url=https://ionline.sapo.pt/artigo/710149/ambiente-governo-diz-que-exploracao-de-litio-nao-sera-feita-a-todo-o-custo?seccao=Portugal
, host=ionline.sapo.pt
, wordCount=204
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_29_990055299_ambiente-governo-diz-que-exploracao-de-litio-nao-sera-feita-a-todo-o-custo
, topics=[lítio, ambiente, matos fernandes]
, sections=[]
, score=0.000000]