expresso.ptexpresso.pt - 29 set. 10:43

Ursula von der Leyen: "Portugal está bem posicionado" para receber os fundos e ser um "exemplo brilhante" para outros

Ursula von der Leyen: "Portugal está bem posicionado" para receber os fundos e ser um "exemplo brilhante" para outros

A presidente da Comissão Europeia está em Portugal na apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência português. Tal como na sua primeira intervenção, Ursula von der Leyen elogia o que está a ser feito em Portugal.

Ursulta von der Leyen acredita que "Portugal não só está bem posicionado para tirar o máximo partido do NextGenerationEU mas pode ser um modelo para outros". Em causa estão os milhares de milhões de euros dos fundos comunitários para a recuperação da pandemia que têm de estar associados a reformas.

Numa declaração, na Fundação Champalimaud, Ursula von der Leyen diz que a próxima geração de medidas europeias "vai dar especial ênfase às reformas. E Portugal tem uma grande experiência neste campo, desde as reformas muito difíceis do passado, até às reformas mais recentes, em domínios que vão da aprendizagem ao longo da vida, ao setor da saúde, ao combate à segmentação do mercado de trabalho, reformas muito necessárias que têm de ser levadas a termo", disse.

Mas para Ursula, Portugal "também tem vantagem" na "dupla transição ecológica e digital", uma vez que já tem uma "base" inicial onde vai construir as medidas do futuro. Lembrando a Web summit e a qualidade do ensino tecnológico à utilização de energia limpa que vem desde 2005. "São um exemplo brilhante", disse.

NewsItem [
pubDate=2020-09-29 11:43:00.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-09-29-Ursula-von-der-Leyen-Portugal-esta-bem-posicionado-para-receber-os-fundos-e-ser-um-exemplo-brilhante-para-outros
, host=expresso.pt
, wordCount=176
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_29_974636237_ursula-von-der-leyen-portugal-esta-bem-posicionado-para-receber-os-fundos-e-ser-um-exemplo-brilhante-para-outros
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]