www.publico.ptpublico.pt - 29 set. 12:12

Coimbra: O Moelas, bar da noite académica, passa a ser estabelecimento histórico

Coimbra: O Moelas, bar da noite académica, passa a ser estabelecimento histórico

É conhecido na noite académica de Coimbra pelas suas sandes de moelas e pela sua lista de mais de 200 shots. Câmara de Coimbra classificou-o como uma entidade de interesse histórico e cultural.

A Câmara Municipal de Coimbra classificou esta segunda-feira como entidade de interesse histórico o bar O Moelas, conhecido na noite académica de Coimbra pelas suas sandes de moelas e pela sua lista de mais de 200 shots.

O reconhecimento de O Moelas como entidade de interesse histórico e cultural foi aprovada, por unanimidade, em reunião da Câmara de Coimbra.

Aberto desde 1974, o bar situado junto ao largo da Sé Velha é um dos estabelecimentos mais reconhecidos pelos estudantes na noite de Coimbra, tendo sido também classificado pelo Conselho de Veteranos, no final de 2019, como Tasca de Interesse Histórico, tornando-o o único sítio onde pode haver praxe debaixo de telha, à excepção de repúblicas.

Foi esse reconhecimento pelo Conselho de Veteranos que levou Pedro Pessoa, gerente do espaço, a avançar com o processo de classificação na Câmara de Coimbra, estatuto que permite aos estabelecimentos classificados de beneficiar de medidas de protecção, designadamente no âmbito do arrendamento urbano, explicou à agência Lusa o responsável de O Moelas.

O espaço chamava-se inicialmente Auto Serviço da Sé e apenas mudou para o nome actual devido à fama das suas moelas. “Em 1994 e 1995, tínhamos um grupo de tunas a quem servíamos muitos pratos de moelas. Eles decidiram fazer uma música de homenagem ao espaço e toda a gente começou a falar de nós como O Moelas”, contou Pedro Pessoa, referindo que a mudança de nome acabou por ser oficializada em 1998. A letra da música composta pela tuna está num quadro do estabelecimento e, todos os dias, às 03h55, a canção é tocada, antes de O Moelas fechar.

Se nos anos 1990, a maioria dos shots era simples, como absinto, whiskey ou Gold Strike — “comprávamos caixas e caixas de Gold Strike” —, na viragem do século começaram a surgir invenções da casa compostas de misturas, numa altura em que o bar também passou a funcionar apenas à noite e já sem servir refeições — apenas as moelas que lhe dão o nome.

O cardápio de shots foi aumentando de ano para ano, com shots associados a cada uma das Queimas da Fitas desde 1998, mas também há bebidas com nomes de curso da Universidade de Coimbra — “temos de quase todos” — ou até de um presidente da Associação Académica de Coimbra, como é o caso de Jorge Serrote, notou.

Mais populares
  1. A carregar...

Há outros que nem aparecem no extenso cardápio do histórico bar e alguns associados a grupos da Associação Académica de Coimbra ou a tertúlias da Faculdade de Direito. Apesar de mais virado para a bebida, as moelas mantêm-se e continuam a fazer sucesso, especialmente em sandes, contou Pedro Pessoa. “Às duas e três da manhã sabe-lhes pela vida”, frisou. Neste momento, O Moelas está fechado devido à pandemia.

NewsItem [
pubDate=2020-09-29 13:12:32.0
, url=https://www.publico.pt/2020/09/29/p3/noticia/coimbra-moelas-bar-noite-academica-passa-estabelecimento-historico-1933248
, host=www.publico.pt
, wordCount=456
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_29_434372718_coimbra-o-moelas-bar-da-noite-academica-passa-a-ser-estabelecimento-historico
, topics=[coimbra]
, sections=[]
, score=0.000000]