expresso.ptexpresso.pt - 29 set. 12:15

Nagorno-Karabakh. Merkel pede "cessar-fogo imediato" entre Azerbaijão e arménios

Nagorno-Karabakh. Merkel pede "cessar-fogo imediato" entre Azerbaijão e arménios

Desde domingo que as forças do enclave separatista, apoiado politicamente, economicamente e militarmente pela Arménia, um país de religião cristão ortodoxa, e as do Azerbaijão se confrontam nos combates mais sangrentos desde 2016

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje "um cessar-fogo imediato" na região de Nagorno-Karabakh, onde o Azerbaijão e os separatistas arménios têm tido violentos confrontos desde domingo, situação que levou a ONU a marcar uma reunião de emergência.

"A chanceler sublinhou que é urgente um cessar-fogo imediato e um regresso à mesa de negociações" em duas conversas telefónicas separadas com os líderes do Azerbaijão e da Arménia, avançou hoje o Governo alemão, em comunicado.

"Os países vizinhos devem contribuir para uma solução pacífica", sublinhou o Governo de Angela Merkel, defendendo que a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e o grupo de Minsk, organização europeia criada em 1992 para procurar uma solução para o conflito na região, são "os fóruns adequados" para amenizar a tensão.

.

No centro das deterioradas relações entre Erevan e Baku encontra-se a região do Nagorno-Karabakh. Integrado em 1921 no Azerbaijão pelas autoridades soviéticas, proclamou unilateralmente a independência em 1991, com o apoio da Arménia.

Na sequência da uma guerra que provocou 30.000 mortos e centenas de milhares de refugiados, foi assinado um cessar-fogo em 1994 e aceite uma mediação russo-norte-americana-francesa designada Grupo de Minsk. No entanto, as escaramuças armadas permaneceram frequentes.

Em julho deste ano, os dois países envolveram-se em confrontos a uma escala mais reduzida que provocaram cerca de 20 mortos. Os combates recentes mais significativos remontam a abril de 2016, com um balanço de 110 mortos.

O regresso do conflito armado a esta região separatista arménia do Nagorno-Karabakh está a suscitar receios sobre uma guerra em larga escala entre a Arménia e o Azerbaijão no Cáucaso do sul, onde Ancara e Moscovo disputam zonas de influência.

O Conselho de Segurança da ONU tem prevista para hoje uma reunião de emergência à porta fechada sobre a situação, indicaram fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa AFP.

Alemanha e França estão na origem desta iniciativa, mas outros membros do Conselho (Estónia, B��lgica, Reino Unido) apoiam a iniciativa, precisaram as mesmas fontes.

NewsItem [
pubDate=2020-09-29 13:15:00.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-09-29-Nagorno-Karabakh.-Merkel-pede-cessar-fogo-imediato-entre-Azerbaijao-e-armenios
, host=expresso.pt
, wordCount=320
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_29_1185273132_nagorno-karabakh-merkel-pede-cessar-fogo-imediato-entre-azerbaijao-e-armenios
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]