rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 set. 18:00

​Tribunal britânico autoriza Uber a operar em Londres

​Tribunal britânico autoriza Uber a operar em Londres

A empresa norte-americana contestou a decisão da Transport for London (TfL), a entidade supervisora pelos transportes na área metropolitana da capital britânica, tomada no final de 2019, de não renovar a licença de operação de veículos de aluguer privado (PHV) por questões de segurança relacionados com motoristas falsos.

A Uber pode continuar a operar em Londres, decidiu esta segunda-feira um tribunal britânico, que aceitou um recurso apresentado pela plataforma de transporte de passageiros para a renovação da licença de funcionamento.

"Apesar das suas falhas no passado, eu considero ser uma entidade idónea para possuir uma licença de operador de PHV em Londres", escreveu o magistrado Tanweer Ikram na sua decisão.

No entanto, disse que gostaria de ouvir os advogados de ambos os lados antes de decidir por quanto tempo a licença do Uber deve ser atribuída e em que condições a plataforma deve operar.

A Uber foi autorizada a continuar a operar enquanto o recurso estava a ser analisado e a sentença foi conhecida após quatro dias de audiências no Tribunal de Magistrados de Westminster no início deste mês.

A TfL decidiu em 2019 rejeitar o pedido do Uber para uma nova licença, invocando várias violações que colocaram os passageiros em risco, como a existência de motoristas não autorizados que conseguiram realizar milhares de viagens ao usar as suas fotografias nas contas de outros motoristas.

O magistrado disse que levou em consideração os esforços da Uber para melhorar a fiscalização e não encontrou nenhum indício de "encobrimento" do problema.

A TfL já havia revogado a licença do Uber em 2017, mas um tribunal concedeu posteriormente uma licença com duração de 15 meses, que a TfL então estendeu por mais dois meses no final de 2019, mas com 20 condições adicionais.

A Uber possui 45 mil motoristas e mais de 3,5 milhões de clientes na capital britânica.

A decisão representa uma vitória para a Uber num mercado europeu importante para a multinacional chegar finalmente ao objetivo de ter lucro em 2021, depois de no último trimestre ter registado prejuízos de 1,8 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros).

NewsItem [
pubDate=2020-09-28 19:00:12.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/09/28/mundo/tribunal-britanico-autoriza-uber-a-operar-em-londres/noticia/208843/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=293
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_28_421151299_-tribunal-britanico-autoriza-uber-a-operar-em-londres
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]