eco.sapo.pteco.sapo.pt - 28 set. 18:46

Artistas cada vez mais multidisciplinares. “Será que vamos continuar a ter um cargo no emprego?”

Artistas cada vez mais multidisciplinares. “Será que vamos continuar a ter um cargo no emprego?”

A Limbo+Hatch nasceu em plena pandemia. São três mulheres e uma incubadora de talentos de criadores digitais. O Ecoolhunter falou com as futuristas que estão a agitar o cenário digital britânico.

A Limbo+Hatch foi fundada em Londres e apresenta-se como uma women-owned trend and talent incubator. Ou seja, uma agência que trabalha na área das tendências. Até porque as três fundadoras são forecasters, mas o foco ou o modelo com que trabalham parte de um grupo alargado de criadores digitais. Lançado em plena pandemia, o estúdio é já uma das referências no mapa do futurismo digital britânico.

Qual é o modelo com que procuram as tendências emergentes?

A nossa abordagem à investigação de tendências é feita através de uma lente da comunidade criativa; reframing da forma como prevemos as nossas complexidades, comportamentos e futuros prováveis e que temos em comum. Isto torna-nos únicos, pois não só acompanhamos as tendências, como exploramos designers digitais emergentes através da nossa pesquisa de tendências com a esperança de os juntar numa lógica colaborativa com pessoas like-minded.

Queremos criar uma comunidade na qual somos constantemente desafiados. É absolutamente crucial criar uma rede que nos faça pensar e não reafirma apenas o que já se acredita. Utilizamos uma metodologia de “diamante duplo” para diagnosticar criatividades comuns e divergentes, que destacam o potencial de prever estas dinâmicas em cenários futuros provocadores visualmente. O nosso objetivo é tornar as tendências visuais e para o fazer, usamos os nossos temas de investigação para ajudar a catalisar as tendências globais de sustentabilidade, inclusão e inovação, tentando perceber onde estes temas se encontram nos nossos futuros digitais.

O que estão a observar e a investigar atualmente no mundo digital?

O mundo digital percorre todas as áreas das nossas vidas e é um lugar muito excitante para se “brincar”. Inicialmente, começámos a investigar artistas durante o lockdown porque eram marcados como “trabalhadores não essenciais”. Isto provocou uma intensa inquietação dentro de nós, ao questionarmos como os criativos são realmente essenciais durante este tempo. O que faríamos sem pessoas inclinadas para a criatividade durante o isolamento? Como ficaria a nossa sanidade sem arte, entretenimento, música ou puzzles, ou qualquer comunicação digital?

Durante o bloqueio, começamos por olhar atentamente para os próprios artistas, fazendo-lhes perguntas como: Como é a produtividade neste momento? Qual é a sensação de estar isolado e como está a afetar a tua arte? Que ferramentas estás a usar de forma a criar um ambiente de inspiração?

Esta exploração levou-nos a avaliar a nossa relação inerente com a tecnologia e ideias em torno de questões como: a tecnologia está a deixar-nos doentes? As redes sociais estão a deixar-nos sós? Os filtros estão a dar-nos dismorfias de beleza socialmente induzidas? Acreditamos que estas questões precisam de ser abordadas, mas não de uma forma linear como “sim” ou “não”. Temos de nos perguntar o que vamos fazer em relação a isso, e como é que os artistas podem promover os benefícios do digital para nos envolvermos de forma positiva?

Uma tendência emergente que me impressiona é o uso de infografias para partilhar informação nas redes sociais. As ilustrações que permitem visualizar factos de forma rápida sobre os direitos humanos, como #BLM, estão a tornar o conhecimento mais acessível aos jovens online e também são mais partilháveis. Mas uma nota: Uma das coisas mais difíceis de acompanhar as tendências digitais é que está tudo profundamente interligado. Normalmente não há uma conclusão para o que se procura e se há uma conclusão concreta é porque não estamos a olhar para os lugares certos.

A Covid-19 acelerou a nossa criatividade no mundo digital?

Absolutamente, mas não necessariamente apenas no digital. No auge do confinamento, todos estavam completamente isolados. O que fez com que as pessoas que não trabalhavam necessariamente na indústria criativa podiam ter tempo para se ligarem às suas paixões. Quais os passatempos de criança? Como é que jogaste? Do que gostaste antes de o mundo te dizer que já não podias ser criativo por causa de um cargo?

Estamos a assistir a um aumento massivo da criatividade: começar a pintar, a ter aquela aula de escrita que sempre quiseste, pegar na guitarra que está no teu sótão há uma década. O mundo digital ajudou porque é uma fonte de informação infinita para tudo o que se quer aprender. Podemos olhar para o futuro próximo, à medida que as pessoas começam a voltar ao trabalho – quem se envolveu nestes hobbies será que vão voltar a perder esses interesses? E se é desperdiçado, como podemos continuar a integrar hobbies no mundo do trabalho? Como podem as empresas incentivar este nível de criatividade no local de trabalho?

Com os próprios artistas, na mesma linha, a Covid/lockdown permitiu que fossem muito mais multidisciplinares. Durante o bloqueio, não tínhamos acesso às ferramentas a que estávamos habituados – ou aos estúdios ou ao orçamento – por isso os artistas tinham de se manter ainda mais criativos. Além disso, os artistas tinham de, por vezes, trabalhar sozinhos. Penso que esses desafios, embora não sejam duradouros, ensinaram os artistas a aperfeiçoar novas competências e a serem criativos de novas formas. Isto leva-nos à questão: quais são as implicações de um “artista” poder fazer tudo: desde a conceção, produção, execução, nos diferentes meios? Estamos a ver a tendência dos artistas que se auto intitulam “multidisciplinares”. Então, na geração multi “hífen”, será que vamos continuar a ter um cargo no emprego?

Como é que vamos gerir a vida real com os espaços digitais que vemos crescer?

Depende do que definimos como “vida real”. Uma opinião é que as pessoas podem usar espaços digitais para gerir a vida real. O espaço digital só é assustador quando o usamos de forma descuidada e inconscientemente. As pessoas estão a fazer uma “desintoxicações digitais” e a dar prioridade ao “tempo real”,mas a “vida real” não é necessariamente mais valiosa só porque é vivida fisicamente. Gostaria de citar Ian Douglas quando diz: “A capacidade de viver no futuro e evitar choques futuros consiste em dedicar deliberadamente a sua atenção às coisas que importam na sua vida, que dependem desapaixonadamente de julgar as suas próprias ações. Pode estar online ou offline, desde que saiba onde está.”

Existem oportunidades para as marcas nos espaços digitais, novas formas de se envolverem com os consumidores?

Definitivamente, existem inúmeras formas de as marcas em espaços digitais se envolverem com os consumidores. No entanto, estamos a ver hoje em dia que os consumidores estão a ficar mais inteligentes e cada vez mais desligados pelo envolvimento pouco autêntico das marcas.

Por isso, se as marcas querem envolver-se com os consumidores digitalmente, têm de ser reais. O que isto significa? Têm de evitar o digital targeting das pessoas nas suas casas. Precisam de desenvolver e publicar padrões de privacidade que estejam em consonância com os valores do seu público. Devem recusar-se a tratar os clientes como números num loop algorítmico, dependendo apenas do “Hook Model” para se manterem relevantes.

Mais importante ainda, quando se envolvem com jovens consumidores, aqueles que são nativos digitais, as marcas precisam de defender alguma coisa. As gerações mais novas não são tão leais, escolhem marcas que têm um propósito maior. É preciso saber qual é o seu valor acrescentado no espaço digital e alcançar por exemplo, jovens artistas emergentes que estão a contribuir para temas importantes e a mostrá-los de forma impactante.

Qual a grande tendência para o futuro próximo?

É difícil escolher apenas uma tendência. Mas há por exemplo as aplicações sociais a tornarem-se imersivas e a terem ambientes, como nos videojogos. Há apenas dois dias, o Facebook lançou o Project Aria, construindo a primeira geração de dispositivos de realidade aumentada e wearable. Se a imersão é wearable, carregada ou incorporada, tornar-se-á mais social.

Podemos imaginar um Instagram onde podemos entrar e conectarmo-nos com os pares que também estão “online”, de uma forma mais pessoal. Não é impossível — dada a trajetória dos nossos comportamentos online.

NewsItem [
pubDate=2020-09-28 19:46:44.0
, url=https://eco.sapo.pt/entrevista/artistas-cada-vez-mais-multidisciplinares-sera-que-vamos-continuar-a-ter-um-cargo-no-emprego/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=1274
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_28_354692902_artistas-cada-vez-mais-multidisciplinares-sera-que-vamos-continuar-a-ter-um-cargo-no-emprego-
, topics=[ecoolhunter]
, sections=[]
, score=0.000000]