pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 27 set. 10:00

Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica

Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica

A Ad26.COV2.S, a vacina da Johnson & Johnson produziu bons resultados apenas com uma dose. No entanto, não está provado que seja eficaz em idosos.

No mundo são vários os laboratórios que estão a trabalhar intensamente numa vacina para a COVID-19. Os resultados ainda não são os esperados, mas tem havido algumas boas novidades. Uma das vacinas que se tem alguma esperança é na Ad26.COV2.S da Johnson & Johnson.

De acordo com o que foi revelado recentemente, a vacina produziu resultados positivos com apenas uma dose em 98% dos voluntários.

Uma vacina é uma preparação de antigénios (partículas estranhas ao organismo), que é administrada a um indivíduo, provocando uma resposta imunitária protetora específica de um ou mais agentes infecciosos. Os antigénios das vacinas podem ser vírus ou bactérias inteiros, mortos ou atenuados, ou fragmentos desses microorganismos. O antigénio escolhido para uma vacina deve ser “imunogénico”, ou seja, deve desencadear uma reação imunitária e não provocar a doença.

As vacinas são consideradas medicamentos, mas apresentam várias diferenças assinaláveis relativamente aos medicamentos clássicos.

Para uma vacina ser utilizada, é necessário um extenso processo, com diferentes fases ao longo de m período longo:

  • fase inicial: investigação em laboratório e em animais
  • fase de ensaio em humanos: duram normalmente vários anos e são constituídas por 3 etapas, em que, de acordo com os princípios éticos rigorosos, segurança e eficácia, as vacinas candidatas vão sendo progressivamente aplicadas a um maior número de pessoas
    • Fase I – Os cientistas começam por testar o antivírus num grupo pequeno de pessoas;
    • Fase II – A vacina é aplicada a centenas de pessoas, desde crianças a idosos, permitindo testar de que forma reagem os diferentes grupos etários
    • Fase III – Vacinas serão aplicadas em milhares de pessoas até se verificar quantas irão ficar infetadas em comparação com voluntários que receberão um placebo. 
  • fase após a introdução da vacina na comunidade: vigilância estreita da eficácia a longo prazo e do eventual aparecimento de reações adversas
Vacina da Johnson & Johnson com bons resultados mas…

A Ad26.COV2.S, a vacina da Johnson & Johnson produziu bons resultados apenas uma dose. No entanto, não está provado que seja eficaz a proteger a população mais idosa. De relembrar que os mais idosos são o grupo mais vulnerável à infeção pelo Sars-CoV-2.

Segundo o DN, ensaio clínico  englobou 1.000 adultos saudáveis. O desenvolvimento da vacina é apoiado pelo governo dos EUA, e começou logo após os primeiros testes, em julho, terem demonstrado uma forte proteção em macacos que também receberam apenas uma única dose. De acordo com a Reuters, na quarta-feira a empresa começou uma nova fase de testes, desta vez num universo de 60.000 pessoas (fase III), o que pode abrir caminho para um pedido de aprovação.

Os resultados da fase III deverão apenas surgir no final deste ano ou no início do próximo ano.

Leia também…

COVID-19: Cada boletim epidemiológico custa cerca de 400 euros

NewsItem [
pubDate=2020-09-27 11:00:35.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/ad26-cov2-s-vacina-da-johnson-johnson-produziu-forte-resposta-imunologica/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=444
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_27_223996955_vacina-da-johnson-johnson-produziu-forte-resposta-imunologica
, topics=[johnson & johnson, tecnologia, vacina, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]