expresso.ptexpresso.pt - 27 set. 11:07

Covid-19: “Crianças com sintomas transmitem o vírus como os adultos”

Covid-19: “Crianças com sintomas transmitem o vírus como os adultos”

Diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Bruno Ciancio reconhece que os quase sete de convivência com a pandemia fizeram mudar muitas certezas.

Perito da organização encarregado de vigiar e controlar as ameaças para a saúde dos europeus, o italiano Bruno Ciancio tem uma certeza: nunca vamos estar totalmente preparados para os ataques da Natureza e o que é verdade num momento pode deixar de o ser logo a seguir.

Ao contrário do que aconteceu há seis meses, agora parece assente que o confinamento deve ser a última opção. O responsável do ECDC garante que o foco na covid-19 não fez aumentar as mortes por outras doenças, está preocupado com as sequelas deixadas pelo vírus nos doentes ligeiros e assegura que as crianças com sintomas, sobretudo as mais pequenas, transmitem o vírus até mais do que os adultos.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções existentes e tenha acesso a todos os artigos

NewsItem [
pubDate=2020-09-27 12:07:37.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-09-27-Covid-19-Criancas-com-sintomas-transmitem-o-virus-como-os-adultos
, host=expresso.pt
, wordCount=169
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_09_27_1765416440_covid-19-criancas-com-sintomas-transmitem-o-virus-como-os-adultos
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]