expresso.ptexpresso.pt - 17 set 10:02

Guterres pede que Israel e palestinianos negoceiem solução política

Guterres pede que Israel e palestinianos negoceiem solução política

O secretário-geral reiterou ainda o agrado da ONU sobre os acordos 'patrocinados' pelos EUA no restabelecimento das relações de Israel com os Emirados Árabes e o Bahrein

, em linha com a sua oposição comum ao Irão, afirmando que "a cooperação internacional é absolutamente essencial para a resolução de problemas".

António Guterres focou-se, sobretudo, no acordo com os Emirados Árabes Unidos, que pressupõe que Israel suspenda o seu plano contencioso para anexar territórios da Cisjordânia pretendidos pelos palestinianos.

"Sempre dissemos que a anexação teria consequências dramáticas para a paz e estabilidade na região e prejudicaria uma solução de dois Estados, que acreditamos ser a única forma de resolver o problema dos dois povos que precisam de viver juntos em paz e segurança", disse o chefe das Nações Unidas.

Os palestinianos opõem-se aos acordos com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, vendo-os como uma traição à sua causa pelos países árabes, que concordaram em reconhecer Israel sem garantir concessões territoriais.

1
1